O Secretário de Estado Adjunto para Educação, Amadeu Cruz, presidiu, hoje, o ato central das comemorações do Dia Internacional da Alfabetização realizado pela Direção Nacional de Educação.

No seu discurso Amadeu Cruz fez referência a taxa de alfabetização da população com 15 e mais anos situado nos 87,6% o que demonstra os ganhos conseguidos na luta contra o analfabetismo.
Segundo o governante os dados oficiais apontam para alguma disparidade na questão de género, sendo que a maior taxa de alfabetização incide nos homens com 92,5% e nas mulheres a taxa é de 82,8%.
“Os dados da taxa de alfabetização colocam o nosso País no patamar comparável com os mais desenvolvidos do Mundo”, Salientou Amadeu Cruz.
O Secretário de Estado frisou que os dados estatísticos colocam Cabo Verde perante uma nova realidade sociológica, muito diferente daquela que herdada em 1975 e os desafios atuais prendem-se não só na alfabetização, mas também na qualificação do sistema de educação de modo a cumprir os desideratos constantes da Constituição da República e da Lei de Bases do Sistema Educativo.
“O Governo de Cabo Verde comunga do entendimento mundial que a aprendizagem e a educação de jovens e adultos têm um forte impacto na cidadania ativa e coesão social, pelo que as políticas e reformas em curso estão em linha com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, ressaltou o governante.
Nesta perspetiva, o modelo de Educação de Adultos que está a ser desenhado assegurará a mobilidade dos alunos com o sistema formal, através da revisão dos planos curriculares adequando-os aos novos desafios do desenvolvimento, finalizou Amadeu Cruz.
Ainda aproveitou o momento para homenagear todas as gerações de cabo-verdianos que se empenharam na luta contra o analfabetismo, especialmente no pós-independência, do qual os resultados, constituem “motivos de orgulho de toda a nação”.