A Ministra da Educação Maritza Rosabal, presidiu hoje, 17 de setembro, a abertura do ano letivo 2018/ 2019, na ilha do Sal, onde falou da materialização das medidas adotadas, nomeadamente, a resolução de todos os pendentes de 2008 a 2015 referentes a reclassificações, progressões e promoções dos docentes, da subsidiação da frequência ao pré-escolar, o alargamento da gratuidade do acesso e da frequência dos estudantes até ao 8º ano de escolaridade.

A instalação e início do funcionamento dos Laboratórios Tecnológicos (WebLab), o reforço da intervenção na área de ação social escolar, a implementação do plano nacional de construção e reabilitação de escolas e a continuidade da implementação do novo Plano Curricular, também foram medidas destacadas pela Ministra.
“Os investimentos para melhorar a qualidade estendem-se também ao campo da gestão administrativa, neste sentido importa destacar a desconcentração da gestão administrativa dos Recursos Humanos e a extensão do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) às Escolas Básicas, que permite que a nível de agrupamento se proceda às analises dos resultados e concomitantemente a adoção de medidas de remediação em tempo útil”, assegurou Maritza Rosabal.
A tutelar da pasta da educação afiançou que este ano será de muito trabalho, dando continuidade ao investimento no desenvolvimento de uma educação que coloca no centro da politica e da ação os alunos e as alunas, com o objetivo de que possam desenvolver aptidões polivalentes, indispensáveis à evolução do pensamento crítico, da comunicação, da criatividade e da colaboração, que são ferramentas capitais para o sucesso neste mundo de hoje.
A governante avançou que tendo em consideração a transversalidade da educação, este ano letivo também se carateriza pelo reforço efetivo da articulação com outros sectores.
Sendo assim, durante todo o ano letivo, se dará especial destaque aos Jogos Africanos de Praia, organizados pelo Comité Olímpico e o Ministério do Desporto, os quais decorrerão na ilha do Sal em 2019, de 14 a 23 de junho.
No seu discurso, Maritza Rosabal fez referência ao aumento da taxa de aprovação no ano letivo findo – que passou de 91,6% para 93,3% no Ensino Básico e de 69.2% para 70,9% no Ensino Secundário.
Para finalizar, a Ministra da Educação enalteceu o engajamento de todas e todos os que trabalham no setor, desde quem garante o funcionamento das cantinas e dos espaços, passando pelos docentes e dirigentes educativos, sem esquecer as equipas autárquicas, e outros parceiros institucionais e não institucionais, nacionais e internacionais.
De igual modo desejou êxitos aos alunos e partilhou os anseios de que os esforços que se estão desenvolvendo fortaleçam e consolidem o sistema educativo, para que todas as crianças e jovens deste país possam usufruir do direito inalienável a uma Educação Inclusiva e de Qualidade.