Notícias



    Ministra da Educação recebe visita de cortesia do Encarregado de Negocios a.i. da Embaixada de Luxemburgo em Cabo Verde
    Generic placeholder image
  • 2020-10-19

    A Ministra da Educação, Maritza Rosabal, recebeu, hoje, 19 de outubro, em visita de cortesia o atual Encarregado de Negocios a.i. da Embaixada de Luxemburgo em Cabo Verde, Mr. Thomas Barbancey.

    A Cooperação Luxemburguesa é uma parceira crucial na implementação do Programa Nacional de ampliação, construção e reabilitação através do programa CVE/082- Programa de Apoio ao Sector da Água e Saneamento (PASEA).

    Com enfoque nas questões no acesso à água e melhoria das condições de saneamento, o Programa de apoio ao Sector da Água e Saneamento (PASEA)CVE/082 tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do acesso à água potável e ao saneamento pela população de Cabo Verde, através da (i) melhoraria da sustentabilidade financeira do sector e a disponibilidade de dados sectoriais; (ii) melhoria da eficiência das empresas de prestação de serviços de água potável e de saneamento; (iii) melhoria os serviços de saneamento fornecidos pelas instituições responsáveis.

    O Sector da Educação, através do Resultado 3.3 “O PromoSan do programa EPS atinge um nível de execução significativo”, foi contemplado com intervenções da (i) promoção da higiene e do saneamento no meio escolar, com melhoria das condições de higiene, saneamento e acesso á nas escolas através de reabilitação/construção de 100 casas de banhos e, (ii) promoção da Saúde Escolar (EPS).

    Em termos de resultados cabe destacar:

    • Concluídas em 2019 as obras das casas de banho e cozinhas de 32 escolas.
    • Em 2020 foram concluídas obras num total de 37 escolas.
    • Prevê-se, ainda em 2020 arrancar com obras nas restantes 31 escolas, que teve atraso devido a situação pandémica que se vive. Prevê-se as suas conclusões no mês de junho de 2021.

    Share