Notícias



    Amadeu Cruz visita Instituições de Ensino Superior de São Vicente
    Generic placeholder image
  • 2020-10-19

    No âmbito do arranque do novo ano académico, o Secretário de Estado Adjunto para a Educação, Amadeu Cruz, iniciou hoje, 19, uma visita de 3 dias às Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas em São Vicente, para se inteirar das condições de funcionamento, tendo em conta a situação da pandemia da Covid-19.

    Amadeu Cruz iniciou a sua visita na Universidade Técnica do Atlântico (UTA) onde constatou o cumprimento das medidas sanitárias imposta pela COVID-19, nomeadamente, o distanciamento social, a utilização de máscaras, dispositivos de lavar as mãos e de álcool gel, bem como a divisão das turmas.

    De seguida, o governante reuniu-se com a equipa reitoral da UTA para abordar questões relacionadas com a modalidade de ensino adotada pela instituição, designadamente o ensino misto (presencial e à distância), os desafios do Ensino à Distância, a formação dos docentes, para fazer face aos novos desafios, assim como o acesso e o custo de internet para os alunos.

    O Secretário de Estado garantiu que o Governo, no quadro do Orçamento Retificativo, está a adotar medidas de incentivos fiscais na importação de equipamentos tecnológicos para o Ensino à Distância, isenção do IVA na aquisição de computadores por parte dos alunos e professores, bem como a redução do custo de acesso à internet.

    “Estamos a criar as condições para que o Ensino à Distância, que complementa as aulas presenciais, tenha maior abrangência, de modo a não deixar nenhum aluno para trás”, assegurou.

    No ponto de vista social, avançou que o Governo vai aumentar mais 1000 novas bolsas de estudos que, de forma acumulada, passa para 3600 o número de beneficiários de bolsas de estudos do Governo de Cabo Verde, cobrindo 35% dos estudantes que frequentam as universidades em Cabo Verde.

    No fim, incitou e encorajou as IES a trabalharam cada vez mais, de modo a salvaguardar a biossegurança dos alunos, professores e funcionários, num ambiente de contingência devido a pandemia da Covid-19.

    Refira-se que na próxima semana o Secretário de Estado visitará as Instituições de Ensino Superior sediadas na ilha de Santiago com o mesmo propósito.

    Share