Notícias



    Encontro de trabalho entre MCIC e Ministro da Educação
    Generic placeholder image
  • 2025-03-17

    O Governo de Cabo Verde tem trabalhado na massificação do acesso ao livro, à leitura e à literatura com programas de disponibilização de exemplares às bibliotecas escolares, municipais, edições de clássicos de leitura obrigatória, publicações e, também, no ensino através das artes.

    A cultura e a educação são dois componentes que se complementam no ensino desde a tenra idade e são transformadores da sociedade.

    Neste sentido, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, acompanhado da presidente do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Dra. Matilde Santos e da Coordenadora da Cesária Évora Academia de Artes, Lígia Timas, manteve um encontro de trabalho com o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, para analisar alguns programas e projetos que acontecem em parceria, bem como o incremento de outros projetos.

    O Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde (PNLCV), implementado numa parceria com Portugal, tem sido indispensável para a política do livro, da leitura e da literatura, congregando outras ações e atividades, a instalação dos prémios literários como forma de incentivo aos escritores, entre outros.

    Já, no ensino às artes a Cesária Évora Academia de Artes vem acolhendo, todos os anos, alunos para o ensino das artes, bem como, iniciativas extras para o aprendizado e troca de experiência com outros países.

    Ações que o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, garantiu total engajamento para seguir com as políticas em prol do livro, da leitura, da literatura e do ensino através das artes.

    Share