Notícias



    Amadeu Cruz garante que as universidades estão a cumprir as orientações sanitárias no combate à Covid-19
    Generic placeholder image
  • 2020-10-28

    Após visitar as Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas em São Vicente, o Secretário de Estado Adjunto para a Educação, Amadeu Cruz, iniciou hoje, 28 de outubro, uma visita de 3 dias às Instituições de Ensino Superior sediadas na ilha de Santiago, para se inteirar das condições do arranque do ano académico 2020/2021, tendo em conta a situação da pandemia da Covid-19.

    Neste primeiro dia, o governante visitou a Universidade Jean Piaget e o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais onde verificou o cumprimento das medidas sanitárias imposta pela COVID-19, de acordo com as recomendações emitidas pelo Ministério da Educação.

    “Todas as universidades obtiveram pareceres favoráveis das autoridades sanitárias para iniciarem as aulas, em regime presencial e em regime de ensino à distância, e penso que devemos felicitar as instituições de ensino superior por terem adotado as medidas necessárias”, assegurou.

    De seguida, o governante reuniu-se com as equipas reitorais das duas instituições para abordar questões relacionadas com a modalidade de ensino adotada, designadamente o ensino misto (presencial e à distância), os desafios do Ensino à Distância, a formação dos docentes, para fazer face aos novos desafios, assim como o acesso e o custo de internet para os alunos.

    Amadeu Cruz aproveitou a ocasião para comunicar algumas medidas adotadas pelo Governo, no quadro do Orçamento Retificativo, designadamente, incentivos fiscais na importação de equipamentos tecnológicos para o Ensino à Distância, isenção do IVA na aquisição de computadores por parte dos alunos e professores, bem como a redução do custo de acesso à internet.

    Também destacou o programa de atribuição de bolsa de estudos, assegurando que este ano o Governo aumentou mais 1000 bolsas, elevando o número de beneficiários para 3600 estudantes, equivalente a 35% de alunos que frequentam o Ensino Superior no país.

    O Secretário de Estado visitará amanhã, 29 de outubro, a Universidade de Cabo Verde e a Universidade Intercontinental de Cabo Verde e na próxima sexta feira, 30 de outubro, visitará a Universidade de Santiago.

    Share