2025-08-05
O “Perfil de Saída dos alunos no final do Ensino Secundário” tem como objetivo garantir uma formação integral que prepare os estudantes para os desafios do futuro. A garantia é do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, numa mensagem que consta desse documento estratégico, elaborado com base em princípios de equidade, inclusão e inovação, alinhando-se às diretrizes nacionais e internacionais para a educação.
Segundo Amadeu Cruz, este perfil pretende ir além do conhecimento técnico, focando no desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. Entre os pontos-chave, destacam-se o pensamento crítico, a autonomia e a capacidade de resolução de problemas. A iniciativa busca também fortalecer as competências socioemocionais, preparando os jovens para uma transição eficaz para o ensino superior ou para o mercado de trabalho.
“Este perfil visa assegurar uma formação integral, preparando os estudantes para os desafios académicos, profissionais e sociais que enfrentarão no futuro. Além disso, reforça a importância da aprendizagem ao longo da vida, da adaptação às mudanças tecnológicas e da valorização da diversidade cultural”, avançou o Ministro da Educação.
A publicação deste documento que define o novo perfil de saída do ensino secundário, vem na sequência da Reforma Curricular, cuja implementação, conforme este responsável, requer o envolvimento de toda a comunidade educativa, desde professores e gestores escolares até pais e encarregados de educação, para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante.
O Perfil de Saída dos Alunos no Final do Ensino Secundário é, por conseguinte, o instrumento orientador dos documentos curriculares e da ação educativa e é o referencial da avaliação externa.
O seu conhecimento e a sua apropriação, pelos intervenientes do sistema educativo, de princípios, valores e áreas de competências, são fundamentais para a qualidade do ensino e da aprendizagem, o que implica adoção, de forma contínua e contextualizada, de práticas pedagógicas e didáticas de forma a adequar a globalidade da ação educativa às finalidades do perfil de saída dos alunos, e para o cumprimento da visão assumida por Cabo Verde sobre a Educação e o Cidadão Cabo-Verdiano.
O documento que define o “Perfil dos Alunos à Saída do Ensino Secundário” consta do Despacho n.º 106/GME/2025, publicado no Boletim Oficial n.º 143, II Série de 01-08-2025.
Ver menos