Notícias



    "O sistema universitário cabo-verdiano está em processo de consolidação, e estamos a dar uma resposta robusta à contingência derivada a COVID-19" - Amadeu Cruz
    Generic placeholder image
  • 2020-10-30

    “O sistema universitário cabo-verdiano está em processo de consolidação, e estamos a dar uma resposta robusta à contingência derivada a COVID-19. Todas as instituições de Ensino Superior, sem exceção, adotaram medidas de prevenção da propagação da COVID-19, bem como estão em condições de garantir o processo de aprendizagem, quer em regime do ensino presencial, quer em regime do ensino à distância”. A garantia é do Secretário de Estado para a Educação, Amadeu Cruz, na visita à Universidade de Santiago (US), em Assomada, enquadrada num rol de visitas que realizou às Instituições de Ensino Superior do país, para se inteirar das condições do arranque do ano académico 2020/2021, no contexto da pandemia da COVID-19.

    À semelhança das outras instituições de ensino superior já visitadas, quer as sediadas em São Vicente, quer as da Praia, o Secretário de Estado constatou que a Universidade de Santiago está a cumprir escrupulosamente as medidas sanitárias para o combate a propagação da COVID-19.

    Também certificou que a instituição adotou o regime de ensino à distância e tem um sistema a funcionar dentro da normalidade, com capacidade tecnológica montada, e teve o cuidado de formar os docentes e os estudantes estão em condições de acompanhar os processos de aprendizagem nas plataformas digitais.

    “A Universidade de Santiago é um exemplo em termos de adoção de medidas, nomeadamente do ensino à distância e tem um sistema a funcionar dentro da normalidade e com todas as condições de higienização e de distanciamento para acolher os estudantes em regime presencial”, assegurou o governante.

    Por fim, Amadeu da Cruz enalteceu a contribuição da US para o processo de desenvolvimento do capital humano de Santiago e de Cabo Verde no geral.

    Share