O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, parabenizou os professores de São Vicente pelo desfile de Carnaval feito na noite de segunda-feira (16). Segundo o responsável, a classe docente deu uma lição magistral de consciência ambiental e inovação, um reflexo direto da engenhosidade e do dever cívico.
"O Ministério da Educação saúda calorosamente a classe docente da ilha de São Vicente pelo extraordinário desfile de Carnaval realizado na noite desta segunda-feira, 16 de fevereiro. O brilho e a explosão de cores que percorreram as ruas do Mindelo assumiram um significado ainda mais especial este ano. Ao utilizarem materiais reciclados na confeção dos seus trajes e adereços, os nossos professores deram uma lição magistral de consciência ambiental e inovação. Transformar o que seria resíduo em arte carnavalesca é o reflexo direto da engenhosidade e do dever cívico que a classe representa", disse Amadeu Cruz.
O desfile, na ótica do titular da pasta da educação é o testemunho vivo da vitalidade e da união dos educadores cabo-verdianos. Mais do que um momento de folia, esta iniciativa comprova o papel fundamental do professor como agente de transformação cultural e social, capaz de aliar a tradição à proteção do meio ambiente.
"A todos os que se entregaram à organização e participação deste evento, demonstrando um espírito de corpo admirável: bem-hajam! O vosso empenho e talento dignificam a Educação e reforçam o orgulho nacional na nossa identidade".
O ministro aproveitou a ocasião para saudar igualmente toda a comunidade educativa do país que celebrou o Carnaval. A seu ver, tratou-se de um esforço coletivo de alunos, professores e pais enaltece a nossa cultura e valoriza o setor educativo em todos os concelhos. Amadeu Cruz concluiu, desejando a todos uma excelente celebração do "Dia de Cinzas", num ambiente de serenidade e união familiar.
Foto:
Câmara Municipal de São Vicente