Notícias



    Ministros da Educação da CPLP debatem a Educação no contexto da Covid-19
    Generic placeholder image
  • 2020-11-17

    Os Ministros responsáveis pela Educação nos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir no dia 18 de novembro de 2020, em videoconferência, para partilhar informações sob o tema “A Educação nos Estados Membros da CPLP e o contexto da pandemia da Covid-19”.

    Esta XI Reunião dos Ministros da Educação da CPLP é uma iniciativa da presidência em exercício da CPLP, nomeadamente, da Ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal.

    A sessão de abertura da XI Reunião vai contar com as intervenções da Ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal, do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles e da Diretora-Geral-Adjunta da Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Stefania Giannini.

    Também estão previstas as intervenções da Ministra da Educação de Angola, Luiza Grilo, do Ministro da Educação do Brasil, Milton Ribeiro, do Ministro da Educação da Guiné-Bissau, Arsénio Jibril Baldé, do Vice-Primeiro Ministro e Responsável pela Educação da Guiné Equatorial, Clemente Onguene, da Ministra da Educação de Moçambique, Carmelita Rita Namashulua, do Ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, da Ministra da Educação de São Tomé e Príncipe, Julieta Rodrigues, e do Ministro da Educação de Timor-Leste, Armindo Maia.

    Da agenda consta ainda, o debate sobre o ponto de situação da implementação do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2016-2020) e as orientações estratégicas para o período 2021- 2026. Igualmente, os ministros vão debater o reforço das relações institucionais com as Organizações Internacionais no domínio da Educação e Formação, nomeadamente, com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Agência Nacional ERASMUS Educação e Formação.

    Após a aprovação da Declaração Final da XI Reunião dos Ministros da Educação da CPLP, a Ministra da Educação de Cabo Verde vai proceder ao encerramento dos trabalhos e à realização de uma conferência de imprensa, com transmissão em direto no canal do Youtube da CPLP.

    A preceder esta reunião ministerial, nos dias 16 e 17 de novembro, realiza-se a IX Reunião dos Pontos Focais da Educação. As delegações dos Estados-membros a esta reunião técnica deverão ultimar a documentação para remeter à reunião ministerial do dia 18 de novembro.

    Recorda-se que a República de Cabo Verde assumiu, em julho de 2018, a Presidência pro tempore da CPLP, na Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.

    Share