Notícias



    Governo vai introduzir a disciplina da Língua Cabo-verdiana a partir do 10º ano
    Generic placeholder image
  • 2021-11-18

    O Governo, através do Ministério da Educação, vai fomentar a introdução da disciplina “língua cabo-verdiana” no Ensino Secundário (a partir do 10º ano de escolaridade), no ano letivo 2022/2023, de forma experimental e para servir de piloto para o seu alargamento a médio prazo, após amplos consensos científicos. Esta disciplina será introduzida no âmbito dos novos planos curriculares da reforma do ensino secundário, em processo de conceptualização e implementação.

    Igualmente, o Governo tem a total disponibilidade em apoiar e fomentar a investigação de base académica visando consensos técnico-científicos em matérias da linguística, uniformização e padronização das bases gramaticais e ortográficas da língua nacional, comum às suas diversas variantes. A investigação poderá também incidir sobre o alfabeto unificado do crioulo, o ALUPEC, tendo em vista alcançar abrangência e conter resistências ao seu uso na escrita do crioulo.

    Neste sentido, o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, reuniu-se no passado mês de julho, com as representantes do grupo promotor da petição sobre a politica linguística em Cabo Verde e com o investigador e linguista, Manuel Veiga, para abordar questões ligadas a investigação linguística e a metodologia conducente à integração de uma disciplina de língua cabo-verdiana no sistema de ensino, no âmbito da reforma do Ensino Secundário.

    Haverá necessidade de fazer uma articulação e sintonização entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, em virtude de alinhamento em matérias mais ligadas à cultura e de ordem constitucional, bem como a necessidade da criação de um grupo de trabalho conjunto para a elaboração de um plano de ação de fomento da investigação e do ensino da língua cabo-verdiana.

    Share