Planos

O Plano Estratégico da Educação e Ensino Superior 2022-2026 é mais do que um conjunto de metas e estratégias; é um compromisso com o futuro de Cabo Verde. Ele serve como um guia abrangente, delineando o nosso caminho para uma educação de qualidade, para todos. O documento é o resultado de reflexões profundas, consultas abertas e colaborações construtivas, a todos os níveis, envolvendo o Ministério da Educação nas suas diversas estruturas, os parceiros nacionais e internacionais e técnicos especializados.

É um instrumento de trabalho essencial, de planeamento setorial, através do qual se tem o quadro departida, os objetivos, metas e recursos necessários, bem como os principais indicadores educativos, que constituem o quadrante do sistema e permitem, em cada momento, o seguimento e a avaliação dos resultados. Segue-se do plano o papel e a responsabilidade de cada setor, de cada agente educativo, de cada educador, educando, família e parceiro educativo.

O Ministro da Educação

Amadeu João da Cruz

O presente Plano define os objetivos, as prioridades e as estratégias principais para o desenvolvimento da educação nos próximos anos, a partir de uma visão de longo prazo, que promova a educação como um direito humano e um instrumento eficaz para a afirmação e integração do indivíduo na vida social, económica, cultural e política, indispensável no combate à pobreza e na promoção do desenvolvimento do país. O Plano Estratégico guiará a programação, o financiamento e a monitorização das intervenções-chave do sector educativo, conducentes à construção de um sistema educativo equitativo, justo, inclusivo, eficaz e eficiente, em que os alunos desenvolvam as competências requeridas, para que se realize a visão de longo prazo.