Dotar o Estado de um sistema único de gestão escolar, em todo o território nacional tem sido um desafio ao longo dos últimos anos.
Assim sendo foi desenvolvido o Sistema Integrado de Gestão Escolar, SIGE que permite integrar as escolas do ensino básico e secundárias do país ligadas à rede. Criando assim, um sistema único e comum, maximizando a comunicação, a capacidade de gestão e minimizando os custos.
Em 2009 o SIGE foi implementado como experiência piloto em duas escolas secundárias do país uma em São Vicente (Escola Secundária Jorge Barbosa) e outra na ilha de Santiago (Escola Secundária Abílio Duarte).
Em 2014 deu-se inicio a disseminação do SIGE. Em julho de 2018 concluiu-se a implementação com sucesso do SIGE em todas as escolas secundárias do país num total de 43 escolas.
Em Setembro de 2018 iniciou -se a implementação do SIGE nas escolas do Ensino Básico Obrigatório do país, sendo que em Fevereiro de 2019 foi concluído a implementação do SIGE em todas as Escolas do ensino básico do País num total de 395.
Este sistema criado pelo NOSi, em parceria com o Ministério da Educação, tem permitido aperfeiçoar cada vez mais a comunicação entre a direção dos estabelecimentos de ensino, pais/encarregados de educação e alunos, possibilitando ao Ministério da Educação, a tomada de decisões baseada em resultados e em tempo útil, para além de permitir uma melhor gestão e rapidez nos processos administrativos.
Com a integração do Sistema Integrado de Gestão Escolar –SIGE no portal “Porton di nos ilha”, os pais e encarregados de educação podem acompanhar online a vida escolar dos seus filhos/educandos. Esta ferramenta permite conferir, online, a assiduidade do aluno, consultar notas, propinas, contacto com escola e professores, através de qualquer dispositivo de comunicação móvel.