Notícias



    Ministro Amadeu Cruz reúne com Sindicato Nacional dos Professores - SINDEP
    Generic placeholder image
  • 2023-10-26

    O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, reuniu hoje, 26 de outubro, com o Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), a pedido do seu presidente.

    O encontro serviu para, novamente, abordar questões ligadas com a gestão da carreira dos professores, designadamente a resolução de pendências da classe docente referentes a reclassificações, atribuição de subsídios por não redução da carga horária, transição e promoção, bem como a revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente.

    O Ministro da Educação voltou a reafirmar o compromisso do Governo em resolver as pendências dos professores, honrando os compromissos assumidos com os sindicatos e com a classe docente, de acordo com o cronograma acertado com todos os sindicatos dos professores.

    O governante deixou a garantia da conclusão do processo de reclassificações até o final deste ano, conforme o cronograma acertado com os sindicatos, sendo que o Governo já inscreveu verbas no Orçamento do Estado para 2024 para regularizar a atribuição dos subsídios por não redução da carga horária, transição de professores, assim como desencadear o processo do concurso de promoção dos professores.

    Igualmente, ficou acertado que será feita a atualização da tabela salarial dos professores, no âmbito da revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente.

    Amadeu Cruz reiterou que o Governo tem cumprido os compromissos com os sindicatos e mostrou a total disponibilidade em continuar e reforçar o diálogo franco, sincero e leal com todos os sindicatos dos professores, na perspetiva de construção de convergências com todos os sindicatos, visando estabilizar e valorizar ainda mais a carreira dos professores.

    Recorda-se que o Ministro Amadeu Cruz reuniu separadamente, nos dias 11 e 12 de setembro, com todos os sindicatos dos professores, nomeadamente o Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), Sindicato Democrático dos Professores (SINDPROF) e o Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (SIPROFIS), no quadro do arranque do novo ano letivo.

    Share