Notícias



    “Governo está a criar condições para inverter as tendências da exclusão digital e as assimetrias de acesso às tecnologias” – Amadeu Cruz
    Generic placeholder image
  • 2024-02-01

    “Governo está empenhado na criação de condições para travar e inverter as tendências da exclusão digital e as assimetrias de acesso às tecnologias” – Amadeu Cruz

    A afirmação é do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, ao intervir na Conferência Mundial da Educação Digital, realizada de 29 a 31 de janeiro, em Shanghai, República Popular da China.

    O Ministro da Educação afirmou que o Governo de Cabo Verde está a implementar um conjunto de reformas curriculares e educativas que visam reforçar as competências transversais e universalistas, no domínio proficiente das línguas, das ciências integradas, das matemáticas e das tecnologias, assim como para a construção de um perfil cosmopolita aberto ao mundo, alinhado com os sistemas educativos mais avançados.

    Amadeu Cruz avançou que um dos grandes desafios de Cabo Verde é a Transição Digital do Sistema Educativo, por isso é necessário adotar metodologias de ensino das novas tecnologias, combater a exclusão educativa devido às fortes assimetrias de acesso a equipamentos tecnológicos, à internet e aos demais recursos de comunicação digital.

    “Estamos fortemente empenhados na promoção da inclusão educativa e na criação de condições para travar e inverter as tendências da exclusão digital e as assimetrias de acesso às tecnologias”, reiterou.

    O Governo está a implementar, paulatinamente, o plano de transição e transformação digital no sistema educativo, apostando na massificação de acesso às tecnologias educativas, através da criação de laboratórios tecnológicos, weblab e de informática, melhoria de acesso à internet e reforço da conetividade nas escolas, especialmente das zonas isoladas, criação e disponibilização de recursos educativos e didáticos em suporte multimédia, assim como a formação e capacitação contínua de professores.

    Para realizar estes objetivos, o Governo adotou um conjunto de medidas, nomeadamente a introdução, no currículo escolar, da disciplina das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com caráter obrigatório, criação de Centros de Formação à Distância visando impulsionar a formação contínua de professores e fomentar da literacia digital dos professores e alunos, bem como assegurar mecanismos de administração e gestão dos polos de inteligência digital.

    Igualmente, estamos a trabalhar na implementação da TV Educativa e modernização da Rádio Educativa, visando o alargamento e consolidação das modalidades de ensino à distância e de formação contínua de professores, assim como para desenvolver conteúdos educativos digitais, informativos e de sensibilização.

    Uma outra medida adotada é a promoção da investigação e da ciência, nomeadamente no domínio da inteligência artificial, como fatores de consolidação da formação superior e de transferência de tecnologias.

    Paralelamente a estas medidas, temos o Plano de Modernização e Adequação das Infraestruturas Educativas para criação de condições para a implementação das reformas educativas em cursos e para corresponder à demanda derivada das dinâmicas demográficas e transformacionais que a revolução tecnológica tem estado a gerar continuamente.

    Ao adotar estas politicas, perspetivamos intensificar a reforma do sistema de comunicação e tecnologias educativas, visando aprofundar a Transição Digital no Sistema Educativo.

    Por isso, esperamos contar com a cooperação internacional, nomeadamente o Governo da República Popular da China, para continuar a levar avante, com sucesso, as reformas educativas em andamento, reforçando a necessidade da mobilização de financiamento para a implementação do Plano de Construção e Modernização das Infraestruturas Educativas e da Transição e Transformação Digital do Sistema Educativo e demais vertentes do desenvolvimento do Sistema Educativo Nacional, finalizou.

    Share