O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, destacou, na quinta-feira (3), a sua satisfação relativamente ao processo de instalação e fase de consolidação das unidades orgânicas da Universidade Técnica do Atlântico- UTA, nas ilhas do Sal, São Vicente e Santo Antão.
Em jeito de balanço da visita de dois dias à ilha de São Vicente, o governante manifestou agrado com o processo de consolidação das unidades orgânicas da Universidade Técnica do Atlântico. Detalhou o processo de instalação da UTA nas ilhas do Sal, São Vicente e Santo Antão, processo este que segundo a nossa fonte estará concluído em dezembro de 2026.
Em São Vicente, para além de visitar a Escola Secundária Jorge Barbosa, o responsável pela pasta da educação, realizou um conjunto de audiências onde nas instalações da Delegação Escolar local, se disponibilizou para receber professores e funcionários no sentido de auscultar as suas preocupações, bem como esclarecer dúvidas sobre o novo PCFR e a lista de regularização de precários.
O governante realizou ainda uma visita ao bloco da IFH no complexo Clarinete situado em Ribeira de Julião cedido ao Ministério da Educação para futuras instalações da residência estudantil que deverá albergar cerca de 150 alunos universitários.
O objetivo da visita foi constatar no terreno o andamento das obras que estarão concluídas em meados de novembro e previsto a receber os alunos em janeiro de 2026, conforme garantiu a nossa fonte.
De referir que a visita do Ministro à ilha de São Vicente, aconteceu à margem da cerimónia de abertura oficial do novo ano académico na Universidade Técnica do Atlântico- UTA, que decorreu no dia 01 de outubro, onde o Primeiro-ministro anunciou um conjunto de medidas que irão beneficiar os estudantes universitários, nomeadamente a atribuição de mais de 500 bolsas de estudos, bem como o programa de reforço de regularização das dívidas dos alunos no Ensino Superior.
C/ RTE