O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, destacou, nesta sexta-feira (23), os avanços alcançados no sector educativo em Ribeira grande de Santiago e apontou o concelho como um exemplo a nível nacional. Estas considerações foram feitas no âmbito de uma visita oficial aos estabelecimentos de ensino do concelho.
Amadeu Cruz congratulou-se com os excelentes resultados pedagógicos do concelho e reconheceu o esforço da Câmara Municipal na dignificação das monitoras de infância. A implementação do novo Plano de Carreiras (PCFR) e a respetiva revisão salarial foram apontadas como marcos fundamentais.
"Este é um exemplo de valorização e dignidade que deve ser seguido pelas demais autarquias do país", afirmou o Ministro.
O governante sublinhou a eficácia do transporte escolar, fruto de uma parceria estratégica entre o Ministério e a autarquia, considerada fundamental para garantir o acesso à educação.
Ao comparar o cenário atual com o de 2016, o Ministro não escondeu o entusiasmo com os resultados pedagógicos. A Ribeira Grande de Santiago apresenta hoje indicadores de aproveitamento escolar que se posicionam entre os mais altos do país.
“No ensino secundário, as taxas de aprovação no primeiro trimestre superam os 95%, atingindo os 98% no 12.º ano”, avançou.
Paralelamente ao sucesso académico, o parque escolar do concelho foi totalmente renovado. Nos últimos cinco anos, todas as escolas beneficiaram de intervenções profundas, garantindo condições dignas para alunos e professores.
O Ministro aproveitou a ocasião para fazer um balanço da gestão de recursos humanos a nível nacional. Destacou que, através de um diálogo construtivo com os sindicatos, o Governo conseguiu resolver todas as pendências herdadas desde 2008.
“Eliminámos os atrasos dos governos anteriores, implementámos o PCFR dos professores, regularizámos promoções e aumentámos salários. Com os pagamentos atualizados e os retroativos liquidados no final do ano passado, os professores estão mais motivados”, garantiu.
O Ministro da Educação assegurou que irá manter o diálogo para melhorar as condições dos profissionais no ativo e garantir maior conforto nas reformas dos professores aposentados.
A comitiva ministerial continua o seu périplo por Cabo Verde para aferir o estado da educação no terreno. Após concluir a agenda na Ribeira Grande de Santiago, o Ministro da Educação seguirá para a ilha de Santo Antão na próxima semana.