Notícias



    Governo incentiva o reforço da investigação científica e tecnológica nas instituições do Ensino Superior
    Generic placeholder image
  • 2021-08-31

    “É essencial reforçar e incentivar mais a investigação científica e tecnológica nas instituições do Ensino Superior, visando uma melhor qualidade das formações e o reforço das competências para o mercado e da sociedade”.

    A afirmação é da Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, durante uma visita de cortesia e trabalho ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi-EPE), nas suas instalações do Data Center, em Achada Grande Frente, Praia, onde destacou o papel das instituições públicas e privadas na capacitação e formação dos jovens, “aptos para o mercado de novas tecnologias”.

    “É muito importante também para nós, colher esta experiência do NOSi para incentivar o reforço da transição digital, o reforço à investigação científica, porque o ensino superior só se desenvolve quando caminha à par e passo com a ciência e tecnologia”, ressalvou Eurídice Monteiro.

    A governante avançou que o Governo está a trabalhar no sentido de apostar nas tecnologias, quer por causa do ensino à distância, mas também motivado pela modernização de toda a dimensão que o ensino superior exige, numa articulação muito forte, com o contexto do trabalho, e também com outras instituições a nível internacional.

    Ao enaltecer a importância do(NOSi-EPE) como um dos grandes parceiros para o reforço da transição digital nas instituições do ensino superior e que se está aberto ao incentivo às universidades com estágios profissionais, a governante alertou que cada vez mais as instituições são obrigadas a se adaptarem ao mundo digital.

    “Isto é importante não só a nível da formação científica dos profissionais, tecnológica dos profissionais, mas também da adaptação das instituições do ensino superior para poderem responder, sobretudo neste contexto em que a pandemia exige um distanciamento físico, mas exige também um acesso, cada vez, mais rápido às informações e às pessoas”, replicou.

    Eurídice Monteiro destacou, nesta visita, a capacidade do NOSi em se adaptar a um ritmo muito mais veloz, em relação às universidades, com o apoio, conhecimento e ferramentas que dispõe para ajudar as instituições do ensino superior “numa transição útil e adequada para o contexto que se vive, em função dos serviços que investigação precisa desenvolver.

    Esta visita, realizou-se no âmbito do ciclo de conferências, debates e workshops, sobre transição digital no ensino superior, que o Governo, através da Secretaria de Estado do Ensino Superior, pretende realizar com a participação de universidades, institutos públicos, empresas e individualidades nacionais e estrangeiras.

    Fonte: Inforpress

    Share