Notícias



    Grupo Local dos Parceiros da Educação debate projetos para o setor educativo
    Generic placeholder image
  • 2021-11-25

    O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, presidiu hoje, 24, a abertura da reunião do Grupo Local dos Parceiros da Educação (LEG).

    Este encontro teve como objetivo debater pontos relacionados com a preparação do processo de elaboração do Plano Estratégico da Educação e Ensino Superior (PEES) 2022-2026, mobilização de fontes de financiamento para a implementação do Programa do Governo, conclusão do processo de distribuição dos televisores adquiridos no quadro do fomento do ensino à distância para mitigar os efeitos da covid-19 nas escolas.

    A reunião serviu ainda para partilhar as principais linhas orientadoras do Referencial para a Reforma Curricular do Ensino Secundário, bem como a Revisão do Quadro de Resultados dos Projetos RISE e QIRD.

    Na ocasião, o Ministro felicitou todos os parceiros pelo excelente contributo que deram até agora na implementação das diversas medidas e politicas no desenvolvimento da educação em Cabo Verde, reiterando que Governo continuará a contar com apoio desses parceiros estratégicos para o desenvolvimento do sistema educativo cabo-verdiano.

    “Desde já contamos com o engajamento dos nossos parceiros de desenvolvimento, nomeadamente GPE, Banco Mundial, Cooperação Portuguesa, Cooperação Luxemburguesa, Cooperação da União Europeia e dos demais países e comunidades regionais, bem como das agências das Nações Unidas, visando mobilização de financiamentos para a implementação da reforma do secundário, mas para consolidar a reforma do básico, lançar a reestruturação do ensino pré-escolar, desenvolver o ensino superior e a ciência, sem esquecer das infraestruturas educativas”, frisou.

    Amadeu Cruz elencou um conjunto de medidas do Programa do VIII Governo para o setor da educação que vai permitir a construção de um sistema educativo integrado no conceito de economia do conhecimento, com foco na qualidade do ensino e na preparação dos jovens para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, para interagir com o mundo globalizado e moldar o futuro do nosso país.

    No final, o governante apelou o envolvimento de todos os parceiros locais, sindicatos e organizações da sociedade civil, e da cooperação internacional na construção do pacto nacional para a Educação, Ensino Superior e Ciência, que será a base do plano de estratégico, numa lógica de pragmatismo e de sintonização nacional para reforçar a “resiliência e confiança para uma educação de qualidade”.

    De referir que o Grupo Local dos Parceiros da Educação (LEG) vem contribuindo pontualmente na definição das grandes prioridades do setor da educação, desenvolvendo programas educativos de qualidade e adotando estratégias de desenvolvimento mais adequadas e eficazes. Estes programas procuram, com os recursos disponíveis, promover a igualdade e equidade na educação e ao mesmo tempo, garantir uma Educação de Excelência alinhado com a Agenda 2030.

    Share