Notícias



    Amadeu Cruz preside ato de abertura do encontro com Parceiros e Doadores da FICASE
    Generic placeholder image
  • 2021-12-14

    “A educação é o pilar principal e primordial do processo de desenvolvimento ambientalmente sustentável, socialmente equilibrado e economicamente justo, e por isso, devemos enaltecer todo o engajamento dos nossos parceiros no desenvolvimento de ações sociais e de beneficência a favor das nossas crianças, adolescentes e jovens no sistema educativo”. A afirmação é do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, no ato de abertura do encontro com os Parceiros e Doadores da FICASE, realizado hoje, 14, na cidade da Praia.

    Amadeu Cruz avançou que tem sido extraordinário o apoio que a FICASE tem recebido em diversos meios, sendo que o maior esforço de investimento nacional que tem sido feito é exatamente no domínio da educação.

    Para o próximo ano orçamental, o Governo disponibiliza cerca de 11 milhões de contos para o funcionamento do Ministério da Educação, ou seja, o Ministério recebe do Orçamento Geral do Estado, cerca de 16% do seu total, representando um esforço enorme e a importância que o Governo dispensa a capacitação e a formação de recursos humanos.

    O sistema do ensino cabo-verdiano, desde pré-escolar ao ensino superior tem-se guiado pelos princípios da qualidade e da inclusão. E no domínio da inclusão, tanto a FICASE como o Governo têm feito esforços enormes no sentido de garantir que nenhuma criança fique fora do sistema educativo. Medida esta que foi aprovada há 4 anos, para garantir o acesso gratuito ao sistema de educação a todos os alunos (1º ao 12º ano) e pessoas com necessidades especiais, do pré-escolar ao Ensino Superior. Uma aposta que tem representado um investimento superior a 360 mil contos por ano.

    De igual modo, houve uma forte aposta no acesso ao transporte escolar, funcionamento das cantinas escolares, distribuição de materiais básicos para que nenhuma criança, nenhum adolescente e nenhum jovem fique fora do sistema por falta de meios. E neste particular, também tem sido feito investimentos superior a 300 mil contos por ano.

    “Estamos a garantir a atribuição de bolsas de estudo a milhares de jovens cabo-verdianos. São no total cerca de 3600 beneficiários do programa de bolsas de estudo, com um gasto anual de cerca de 532 mil contos. O Governo, portanto, está a assumir a responsabilidade social na medida das disponibilidades do país”, assegurou o governante.

    De sublinhar que desde 2018, e fora do contexto de Covid-19, o Governo tem implementado programas extraordinários de apoio aos estudantes universitários para a regulação das propinas em dívida, tendo beneficiado um total de 800 alunos, com um gasto de cerca de 72 mil contos.

    Deste modo, o Governo investe anualmente na inclusão, cerca de 1 milhão de conto. E isso é insuficiente, quando se constata que no meio de todo o esforço feito, ainda faltam ajustes a serem feitos em várias escolas do país.

    “Temos, portanto, de continuar todos nós, a investir mais na proteção social, na coesão social, ajudar aqueles que menos têm a continuar os estudos, a continuar esse progresso porque a educação é a única forma de elevação social consistente e sustentável. E por isso, o esforço das empresas, das instituições, dos nossos parceiros internacionais é um apoio muito bem-vindo e será sempre valorizado".

    O Ministro da Educação garante que o executivo continuará com  este esforço e seguirá a contar com todas as entidades para juntos melhorar o sector da educação. "Temos um sistema a melhorar, mas somente com o apoio das Câmaras Municipais e dos parceiros, faremos muito mais para o sistema educativo cabo-verdiano", frisou.

    "O Governo não consegue satisfazer todas as necessidades, precisamos efetivamente da solidariedade de todos, das empresas, dos cidadãos e da comunidade internacional que nos tem apoiado. Muito agradecemos à FICASE pelo apoio dado às nossas crianças, aos nossos adolescentes e aos jovens”, finalizou o Ministro.

    Share