2022-04-08
A Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, participou nos dias 07 e 08 de abril, na Conferência das Autoridades Ministeriais e Reitores das Instituições Ensino Superior e Investigação Científica do Sul do Senegambia (Gâmbia, Guiné Bissau, Guiné, Senegal e Cabo Verde), na Universidade Assane Seck em Ziguinchor.
Ao discursar na conferência, Eurídice Monteiro destacou a importância da ciência e tecnologia no desenvolvimento do capital humano, no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, na diplomacia da ciência, de modo a alavancar o progresso e projetar o país, rumo a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Governo está a apostar no desenvolvimento do capital humano, por isso vai desencadear a reforma do Ensino Superior, promovendo o fomento da ciência, tecnologia e investigação cientifica, para que o desenvolvimento nacional ocorra de forma sustentável, com o relance da investigação em áreas estratégicas e prioritárias, com o impulso da formação, transferência de tecnologias, promoção de técnicas avançadas e métodos de produção apropriados, induzindo resiliência, prospeção de novos recursos para o progresso do país.
A Senegâmbia meridional refere-se a um espaço geopolítico que marcou os povos e territórios que hoje, reúne vários estados-nação, na confluência do Senegal, Gâmbia, Guiné Bissau, Guiné e Cabo Verde.
Na origem do sul da Senegâmbia, encontramos o desejo fundador de lançar as bases de um destino comum, para unir os povos além da diversidade de suas origens ou de suas línguas.
Esta primeira conferência de reitores da Senegâmbia meridional parte do mesmo estado de espírito, nomeadamente a ligação das autoridades ministeriais e os reitores dos estabelecimentos de ensino superior e pesquisa na sub-região, com vistas a fundar uma comunidade científica, coesa, coerente e solidária, de modo a criar um quadro de cooperação universitária mais ambicioso, um espaço de intercâmbio ou mesmo de mobilidade intrarregional.
A referida Conferência é co-organizada pela Universidade Assane Seck de Ziguinchor (UASZ) e pela Agência Universidade de La Francophonie (AUF).