Notícias



    78% das crianças do 2º ano de escolaridade tem uma boa compreensão da leitura
    Generic placeholder image
  • 2022-10-27

    O Ministério da Educação, através da Direção Nacional da Educação (DNE), realizou nesta quinta-feira, 27, o Atelier de Socialização dos Resultados do Estudo da Avaliação da Leitura -EGRA, a uma amostra de alunos do 2º ano de escolaridade, com o objetivo de avaliar o grau de proficiência de leitura desses alunos. O evento foi presidido pelo Diretor Nacional da Educação, Adriano Moreno.

    A realização deste atelier visou informar toda comunidade educativa, parceiros da educação e a sociedade civil em geral sobre o referido estudo efetuado, para que todos estejam informados e tenham conhecimento sobre as competências linguísticas dos alunos do 2º ano em Cabo Verde e quais as recomendações saídas da aplicação desta avaliação internacional. Esse estudo foi financiado pelo Banco Mundial e desenvolvido por uma empresa internacional, especialista no assunto, que faz essas avaliações ao redor do mundo.

    A Avaliação da Leitura (EGRA) é um instrumento de avaliação internacional que compreende um conjunto de testes que medem a capacidade de leitura em termos de compreensão global e fluência de uma língua, e foi concebido para ser administrado oralmente e avaliar as aptidões de alfabetização dos alunos nos primeiros anos e é adaptável para utilização em várias línguas.

    O Diretor Nacional da Educação avançou que o Estudo da Avaliação da Leitura realizado pelo Ministério da Educação demonstrou que 78 por cento (%) das crianças do 2º ano de escolaridade tem uma boa compreensão da leitura e que as meninas têm melhor compreensão.

    “A principal conclusão é de que 78% das crianças que estavam no 2º ano de escolaridade, este ano estão no 3º ano, têm uma boa compreensão da leitura”, apontou, precisando que esses alunos responderam bem a quatro das cinco questões colocadas ao nível da compreensão da leitura.

    “O estudo permitiu-nos analisar as várias condições de ensino-aprendizagem e as práticas nas salas de aula que terão de ser feitas no âmbito das reuniões de coordenação para que possamos abarcar maior número de alunos, e poder, paulatinamente, aumentar a percentagem de alunos que têm boa compreensão”, sublinhou.

    Para o próximo ano, adiantou que o Ministério da Educação vai proceder à avaliação aferida 2 (alunos do 2º aos 6º anos) e, ainda, uma avaliação da reforma do ensino básico, o que vai possibilitar a introdução de algumas melhorias, elevando a fasquia da percentagem de alunos que tem boa compreensão auditiva.

    “Porque a nossa ambição é alinharmos o Sistema Educativo Nacional com as melhores práticas internacionais, e neste sentido temos de fazer todo um caminho, salientou, informando que estão em discussão com o Banco Mundial para, em 2025, fazerem uma primeira avaliação dos conhecimentos dos estudantes de 15 anos, através da Avaliação PISA que se faz ao nível dos países da OCDE”.

    De referir que a Avaliação da Leitura EGRA decorreu em 3 fases, sendo a 1ª fase, realizada em janeiro de 2022, com a realização do Workshop de Construção/elaboração dos Instrumentos da avaliação EGRA e o questionário contextual para os alunos do 2º ano e os questionários para professores e diretores escolares, onde participaram os Coordenadores da Supervisão Pedagógica da Delegação (Praia e SV), Coordenadores do 1º ciclo e Professores do 2º ano do Ensino Básico, Especialistas em Língua Portuguesa e Técnicos do Ministério da Educação.

    Na 2ª fase, realizada em março, efetuou-se a recolha de dados para o estudo piloto, nas escolas selecionadas pela amostragem, nos concelhos da Praia, Santa Catarina Santiago, São Miguel e Santa Cruz. Por fim, na 3ª fase foi aplicada a avaliação a nível nacional, em todos os concelhos do país, nas escolas selecionadas pela amostragem.

    Share