2022-11-15
O Governo, através do Ministério da Educação, lança a 2ª edição do Concurso dos Prémios Científicos 2023, visando promover ações que fomentem a cultura da investigação científica e tecnológica como uma aposta para a inovação, incentivando a competição científica com base em regras transparentes para privilegiar a excelência na ciência.
O anúncio foi feito pela Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, que falava em conferência de imprensa, anunciando que para esta 2ª edição haverá mais um Prémio de Ficção Científica João Vário, direcionado aos jovens pré-universitários, com o objetivo de promover ações que fomentam a curiosidade científica e tecnológica entre os jovens pré-universitários.
“A 2ª Edição dos Prémios Científicos apresenta um prémio especial destinado a jovens pré-universitários, denominado Prémio de Ficção Científica João Vário. Pretende-se com este novo edital promover ações que fomentem a curiosidade científica e tecnológica entre jovens pré-universitários como uma aposta para o desenvolvimento do espírito criativo e da inovação, incentivando a competição livre com base em regras transparentes”, adiantou a governante.
Eurídice Monteiro avançou que os trabalhos para este novo prémio podem ser apresentados em língua portuguesa, inglesa, italiana, francesa, espanhola ou cabo-verdiana.
Por outro lado, disse que a 2ª edição dos Prémios Científicos 2023 contempla o Prémio Cabo Verde Global Scientific Prize (GSP), o Prémio Cabo Verde Prize for Girls and Women in ICT (PGW) e o Prémio Cabo Verde Prize for Young Scientists (PYS) e visa promover e divulgação da ciência e fomentar a cultura de investigação no campo académico e científico no país.
Explicou que o Prémio Cabo Verde Global Scientific Prize (GSP) destina-se a projetos de investigação liderados por investigadores cabo-verdianos no país e na Diáspora, o Cabo Verde Prize for Young Scientists (PYS) para teses de doutoramento de investigadores cabo-verdianos no país e na diáspora com idade não superior a 35 anos.
Acrescentou que o prémio Cabo Verde Prize for Girls and Women in ICT (PGW) destina-se a teses de mestrados e doutoramento de meninas e mulheres cabo-verdianas no país e na Diáspora nas áreas das TIC.
O valor global de cada prémio é de 1500 contos, sendo que 500 contos são destinados para o rendimento de propriedade intelectual, 500 para a promoção e divulgação dos resultados dos projetos em Cabo Verde e a terceira parcela para a internacionalização do trabalho premiado.
Os trabalhos serão avaliados por investigadores residentes no país e na diáspora das diversas áreas de pesquisa com equilíbrio de gênero e geração.