Notícias



    "Reforma educativa com foco no reforço das línguas e na transição digital do sistema educativo" - Amadeu Cruz
    Generic placeholder image
  • 2023-09-26

    “Estamos a implementar a reforma educativa com foco no reforço das línguas e na transição digital do sistema educativo nacional” – Amadeu Cruz

    O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, fez esta consideração ao presidir hoje, 25 de setembro, a cerimónia de lançamento oficial do Projeto Akelius, no concelho de São Domingos, ilha de Santiago.

    Amadeu Cruz avançou que com base nestes dois pressupostos, o Ministério da Educação está a trabalhar na criação de condições para que haja laboratórios digitais nas diversas escolas do país, para suportar o ensino das línguas.

    Iniciamos agora, com o apoio do Unicef e de uma Fundação Akelius, a implementação deste importante projeto, tendo em conta que o domínio das línguas é muito importante para as novas gerações. “Os nossos jovens precisam de dominar o português enquanto língua nacional da comunicação oficial e formal, mas também o inglês e o francês e outras línguas, porque são fundamentais para inserção dos jovens cabo-verdianos nas dinâmicas internacionais”, sublinhou o Ministro.

    Neste sentido, adiantou o governante que o Governo valoriza o Projeto Akelius que vai permitir o uso de instrumentos de suporte pedagógico ao ensino das línguas, mas também para facilitar a integração dos alunos que têm dificuldades na aprendizagem, em termos de audição, compreensão é necessário que haja mecanismos de difusão das técnicas de ensino das línguas.

    De referir que o Projeto Akelius resulta de uma parceria entre o UNICEF e a Fundação Sueca Akelius e tem como objetivos: facilitar e reforçar a aprendizagem contínua da língua portuguesa e das línguas estrangeiras por crianças do ensino básico, em particular as que apresentam atrasos de aprendizagem e vivem em contextos desfavorecidos, permitindo-lhes o desenvolvimento de competências de leitura e escrita através do aplicativo Akelius, para aprendizagem digital das línguas portuguesa, inglesa e francesa.

    Neste ano letivo, inicia-se a primeira fase da implementação efetiva do projeto, abrangendo alunos do 2º, 3º, 5º e 6º anos de escolaridade de cinco escolas básicas, uma na Praia (escola SOS), uma em São Domingos (escola de Milho Branco), outra em Ribeira Grande de Santiago (São Martinho Grande) e duas outras em Santa Maria, ilha do Sal.

    Share