Direção Nacional da Educação realiza ação formativa no novo módulo de crianças com NEE no SIGE
thumb

2025-07-15

Partilhar

A Direção Nacional da Educação (DNE) deu início, nesta terça-feira (15), à uma ação de formação no novo módulo de avaliação de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE).

Esta ação, que decorre nas instalações da DNE, destina-se aos coordenadores das Equipas Multidisciplinares de Apoio a Educação Inclusiva (EMAEI) e aos pontos focais do SIGE dos concelhos, de âmbito nacional. A mesma acontece durante os dias 15, 16 e 17 deste mês, para o primeiro grupo e nos dias 22, 23 e 24 para o segundo grupo..

O ato de abertura aconteceu nesta manhã e foi presidida pelo Diretor Nacional da Educação, Adriano Moreno. Este responsável avançou que esta ação formativa representa um passo importante nos esforços para fortalecer os mecanismos de gestão da educação inclusiva em Cabo Verde.

“Acreditamos que uma educação de qualidade em Cabo Verde só é verdadeiramente alcançável quando é inclusiva, garantindo que todas as crianças, independentemente das suas condições ou contextos, tenham acesso às oportunidades e ao acompanhamento de que necessitam para se desenvolverem plenamente”, afirmou Adriano Moreno.

Na sua intervenção endereçou um agradecimento à Unicef, enquanto parceiro estratégico e principal financiador da iniciativa. “O vosso apoio técnico e financeiro tem sido fundamental na promoção de ações estruturantes para melhoria da qualidade educativa, com especial destaque para a edução inclusiva”.

Na mesma linha, expressou gratidão à Devtrust - empresa parceira e responsável pelo desenvolvimento do módulo - à equipa técnica que conduz a formação e, aos membros da EMAEI, deixou uma palavra de apreço e incentivo.

“O vosso trabalho no terreno é essencial para tornar efetiva a inclusão nas nossas escolas. Com esta nova ferramenta, terão mais um instrumento ao vosso dispor para reforçar o acompanhamento, a intervenção e a articulação com os diferentes atores do sistema educativo”.

Adriano Moreno concluiu reforçando a sua convicção de que se está perante mais um passo no avanço concreto da consolidação de um sistema educativo mais justo, eficiente e inclusivo.