O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, apontou a ilha da Boa Vista como um exemplo para o território nacional em termos de estabilidade, funcionalidade e capacidade de mobilização de parcerias.
Esta constatação foi feita esta quinta-feira (6), no âmbito da visita de três dias do titular da pasta da Educação à ilha para fazer o acompanhamento do novo ano letivo 2025/2026.
“Aqui na Boa Vista constatamos que o sistema educativo está estável. Temos a generalidade dos professores nas escolas, temos os pais e encarregados de educação motivados, temos um parque escolar bastante reabilitado, bastante digno, até acima da média nacional. Mas vamos continuar a melhorar. Temos o sistema de transportes a funcionar, o sistema de ação social igualmente a funcionar, ou seja, temos um sistema educativo aqui na Boa Vista que é um exemplo para o território nacional e nós aprendemos enquanto dirigentes com a dinâmica da Boa Vista, que tem uma capacidade de mobilização de parcerias, por exemplo, que outras ilhas têm menos”, considerou Amadeu Cruz.
A visita à ilha da Boa Vista teve início na quarta-feira, com a realização de audiências com o corpo docente local, cujo objetivo central foi abordar a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCFR) do pessoal docente. O Ministro reforçou assim a postura de esclarecer dúvidas e realizar eventuais ajustes onde forem necessários e possíveis.
O titular da pasta da Educação comunicou que o processo de implementação do PCFR está na fase de conclusão. A generalidade dos salários atualizados foi paga, bem como a maioria dos retroativos de janeiro a agosto, estimando-se que quase 100% dos professores já tenham recebido estes valores.
“Os professores têm sempre legitimidade em colocar as questões e, se for uma questão que justifique a nossa correção, o Ministério estará disponível. No entanto, devo reforçar que pagamos a generalidade dos retroativos. Penso que quase 100% dos professores já receberam os retroativos, mas pode haver um ou outro caso em que haja necessidade de outro ajustamento”, argumentou.
O foco deste diálogo é manter os professores motivados, reconhecendo-os como os "principais veículos da promoção da qualidade do ensino na Boa Vista."
No âmbito desta visita oficial à ilha da Boa Vista, o Ministro da Educação e a sua comitiva efetuaram uma visita de cortesia à equipa camarária, tendo sido recebidos pela vereadora para a área da Educação, Clara Barros. Seguiu-se uma visita às escolas de Bofareira, do Norte, do Bairro de Boa Esperança, Nova e à Escola Secundária da Boa Vista.
No terceiro e último dia da missão de Amadeu Cruz na ilha, estão previstas mais duas visitas às escolas Mercedes Spencer e Estância de Baixo e um encontro com a equipa diretiva da Escola Secundária da Boa Vista.