O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, presidiu, esta sexta-feira (21), a Cerimónia solene do 19º Aniversário da Uni-CV, realizada no Campus de Palmarejo Grande, na cidade da Praia.
Durante a sua intervenção no evento, o Ministro reafirmou o reconhecimento do papel crucial da Uni-CV na formação do capital humano e no desenvolvimento sustentável do país. De igual modo, o governante destacou o esforço contínuo das sucessivas equipas reitorais e encorajou a atual liderança a prosseguir a caminhada, reforçando a "resiliência, a responsabilidade crítica e, sobretudo, que continuem imbuídos do mesmo espirito de missão" face aos desafios da revolução digital e da ascensão da inteligência artificial.
Amadeu Cruz destacou o trabalho realizado e enalteceu o protagonismo e a centralidade que a instituição de ensino superior conquistou, não só no contexto nacional, mas também na área de cooperação científica e académica internacional.
Um dos pontos altos do discurso foi a referência ao emblemático Campus Universitário, que o Ministro classificou como um "símbolo da mobilização da vontade nacional" e um ponto de referência da parceria com a República Popular da China.
O titular da pasta da educação reafirmou o empenho do Governo na sustentabilidade da universidade, destacando o Contrato-Programa assinado com a UNI-CV.
“O financiamento total anual do Estado à UNI-CV, direta e indiretamente, ascende a mais de 500 mil contos, englobando a gestão corrente e transferências via bolsas de estudo beneficiando mais de 1300 estudantes no último ano letivo”, sustentou.
Amadeu Cruz sublinhou o alinhamento da política do Governo com os padrões internacionais, visando tornar o Ensino Superior cabo-verdiano competitivo no cenário global, assente nos pilares de excelência, eficiência e internacionalização.
O compromisso com a equidade social foi evidenciado com a apresentação de indicadores e medidas como o Aumento de Bolsas de Estudo, acordos para priorizar formação em áreas chave como medicina, ciências da saúde e formação de professores e a taxa de ingresso no Ensino Superior aproxima-se dos 25%, equivalente à da África do Sul.
O Ministro da Educação concluiu com um apelo à comunidade para que continue a trilhar o caminho com resiliência e confiança, em linha com o lema do Ministério da Educação: "Resiliência e Confiança para uma Educação de Qualidade".
Expressou ainda o seu profundo apreço aos professores, "o alicerce da confiança depositada na educação superior cabo-verdiana", e dirigiu uma palavra de estímulo aos dirigentes e técnicos administrativos, "protagonistas silenciosos, mas essenciais".
"Estamos todos juntos — Governo, instituições de ensino superior, Reitoria da Uni-CV, docentes, não docentes, estudantes e sociedade civil — na superação dos desafios e na construção do bem-estar social das novas gerações, com confiança e resiliência", finalizou o Ministro, desejando uma boa celebração e um futuro de conquistas à UNI-CV.