O setor educativo tem registado uma evolução favorável no concelho de São Lourenço dos Órgãos. A informação foi avançada pelo Ministro da Educação, Amadeu Cruz, após uma visita ao concelho, realizada nesta segunda-feira (24), no âmbito do acompanhamento do arranque do ano letivo 2025/2026.
“De um modo geral, aqui em São Lourenço, a educação tem evoluído favoravelmente. Temos o abandono escolar abaixo de 1% na generalidade: é quase 0% no primeiro ciclo do ensino básico, cerca de 2% no segundo ciclo do ensino básico, e praticamente 0% também no ensino secundário. Isso demonstra que estamos num ambiente em que os alunos frequentam as aulas naturalmente e dispõem dos apoios suficientes para estarem no contexto escolar”, disse.
No que diz respeito ao rendimento escolar, São Lourenço dos Órgãos regista taxas de aprovação acima de 85% (ou dos 85%), em todos os níveis, o que, segundo o titular da pasta da Educação, espelha que “o sistema está a funcionar de forma estável e com sinais positivos, à semelhança do que acontece a nível nacional”.
No âmbito desta visita, Amadeu Cruz reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal local, Euclides Cabral. Neste encontro foram abordadas diversas questões, nomeadamente a qualidade das infraestruturas, a implementação do PCFR das educadoras de infância, o funcionamento dos jardins de infância, o sistema de transporte escolar e o sistema de ação social escolar.
A comitiva do Ministério da Educação efetuou uma visita à Escola Básica de João Teves, que atualmente recebe obras de reabilitação da placa desportiva, com o apoio do IDJ.
A missão do Ministro neste concelho foi concluída na Escola Secundária Luciano Garcia, com uma reunião com os dirigentes educativos locais. Desse encontro, Amadeu Cruz constatou sinais de “grande motivação dos professores”, fruto da resolução das pendências em torno da carreira dos docentes.
“Não temos nenhum sinal preocupante na gestão das carreiras dos docentes aqui em São Lourenço. Reforçamos a confiança nos professores. Estamos a trabalhar no sentido de normalizar as carreiras. Fizemos um trabalho meritório, com o apoio e em diálogo com todos os professores, e estamos a concluir a implementação da nova tabela remuneratória, que significa aumentos salariais em média de cerca de 25%, com um impacto orçamental de aproximadamente 1,5 milhões de contos. Estamos a fazer este esforço porque entendemos que, sem professores, não há um sistema educativo de qualidade”, concluiu o Ministro da Educação.
A visita de Amadeu Cruz ao concelho de São Lourenço dos Órgãos não contou com a presença dos alunos, pois, devido às chuvas e ao consequente comprometimento do sistema de transporte, as aulas foram suspensas, para garantir a segurança e integridade dos alunos.