O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, concluiu, nesta sexta-feira (16), a visita de três dias à ilha do Maio, no âmbito do acompanhamento do ano letivo. Após o périplo pelas 11 escolas do concelho, o governante enalteceu a reabilitação integral do parque escolar local e os avanços na valorização da carreira docente, reafirmando ainda a importância de manter a gestão do pré-escolar sob a responsabilidade das autarquias.
Numa agenda focada na proximidade com as comunidades educativas, o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, garantiu que a rede escolar da ilha do Maio está "globalmente reabilitada". Apesar de admitir a necessidade de manutenções pontuais, o governante destacou as intervenções profundas realizadas em infraestruturas estratégicas, como as escolas de Morrinho, Figueiras e Alcatraz, que receberam novas cozinhas e casas de banho no último ano.
Além das melhorias físicas, a modernização tecnológica foi um dos pontos altos do balanço. A Escola Secundária Horace Silver dispõe atualmente de um novo laboratório tecnológico, e um reforço significativo no acesso à internet, ferramentas consideradas essenciais para a convergência dos resultados de aprendizagem com a média nacional.
No que toca à gestão de recursos humanos, Amadeu Cruz apontou a implementação do novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) como um marco para a estabilidade do setor. Segundo o Ministro, o novo plano trouxe melhorias salariais significativas e permitiu regularizar pendências históricas herdadas de governos anteriores. "Neste momento, temos estabilidade na gestão das escolas em Cabo Verde e, em particular, aqui no Maio", afirmou, referindo-se também à normalização dos processos de colocação e pagamento de novos professores.
A relação com a Câmara Municipal do Maio foi classificada como "cordial e de cooperação". O Ministro reforçou que a articulação entre o Governo e a autarquia é vital para garantir que nenhuma criança fique fora do sistema de ensino por motivos logísticos. O foco imediato é a convergência de esforços para melhorar a rede de transporte escolar, conferindo-lhe maior segurança e qualidade.
Um dos temas centrais das declarações do Ministro foi a gestão dos jardins de infância. Amadeu Cruz revelou que a nova tabela remuneratória já está definida, fixando o salário mínimo em 35 mil escudos para monitoras sem licenciatura e 73 mil escudos para educadoras licenciadas.
O Ministro reafirmou que a gestão dos jardins de infância é uma competência das Câmaras Municipais. Para o governante, a gestão local é "mais racional e sustentável", por estar mais próxima das populações.
No terceiro e último dia da visita oficial à Ilha do Maio, o governante visitou as escolas básicas de Figueiras, Barreiro, Polivalente e João António Cruz da Silva.