Notícias



    Primeiro-ministro reconhece contributo das universidades no desenvolvimento de Cabo Verde
    Generic placeholder image
  • 2021-10-07

    O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, acompanhado da Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, visitou hoje, 06, a Universidade de Santiago (US), no concelho de Santa Catarina de Santiago. Esta visita enquadra-se numa série visitas que vai realizar às instituições do ensino superior públicas e privadas, no âmbito do início do novo ano académico 2021/2022.

    O Chefe do Governo reconheceu o bom trabalho e contributo das universidades no desenvolvimento de Cabo Verde, considerando a educação, a formação e o ensino superior como determinantes para o processo de crescimento do país.

    Relativamente a Universidade de Santiago, o governante enalteceu todo o trabalho de progressão que a Universidade tem conseguido. “Estive, durante a manhã de hoje, de visita à instituição e pude ouvir a Equipa Reitoral, saber das suas ofertas formativas, a sustentabilidade financeira da instituição, assim como a aposta na internacionalização e nas Tecnologias da informação e comunicação (TICs)”, avançou.

    A transformação digital no ensino superior está entre os pontos que o Governo quer desenvolver com as universidades, avançou o Primeiro-ministro, considerando que está “bem desenvolvida” na US.

    “Fiquei bastante impressionado com o trabalho que a Universidade tem feito na transformação digital. Está bem desenvolvido o processo de utilizar as tecnologias de informação e comunicação para facilitar o processo ensino-aprendizagem através de um acesso mais democrático a jovens em qualquer parte do país ou no exterior”.

    Ulisses Correia e Silva avançou ainda que está sobre a mesa a discussão com todas as universidades a questão da sustentabilidade económica e financeira das mesmas, para que se possa encontrar melhores mecanismos e instrumentos para apoiá-las.

    “É um passo importante para as instituições do ensino superior se adequarem às condições do país arquipelágico”, assegurou.

    A qualidade do sistema educativo, que vem desde o pré-escolar ao ensino superior, formação contínua dos professores, criação de mecanismos para uma maior intervenção das universidades e instituições do ensino superior privadas na formação dos professores fazem parte da parceria estratégica que o Governo quer protocolar com as universidades públicas e privadas.

    Share