Notícias



    União Europeia quer apoiar Cabo Verde na dinamização do Ensino Superior
    Generic placeholder image
  • 2021-11-22

     

    A Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, acompanhada pelo Diretor-Geral do Ensino Superior e do PCA da Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES), recebeu em visita de cortesia a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, e o responsável pela secção de programas da União Europeia para a cooperação, Sebastiano Germano.

    Enquadradas dentro de um novo ciclo de negociações que se avizinha, especificamente o Programa da União Europeia horizonte Europa (2021-2027), o encontro entre as duas representações serviu para debater e concertar estratégias para uma maior dinamização e aproveitamento dos programas disponíveis da UE em Cabo Verde em áreas prioritárias do ensino superior, como a Ciência, a Tecnologia e a Inovação.

    No encontro, foram discutidos dois assuntos de maior interesse, o Erasmus + e o Horizonte Europa, dois maiores programas ligados ao Ensino Superior em que a UE tem o interesse de dinamizar em Cabo Verde. O financiamento à ciência, mobilidade de alunos e de académicos cabo-verdianos e de outros profissionais das universidades e de instituições europeias, também foi abordado na reunião.

    “Interessa dinamizar esses dois grandes programas europeus em Cabo Verde, sendo o interesse maior, reforçar a participação nesse tipo de iniciativas de mobilidade. São programas que já existiam no passado, e nota-se ainda hoje, que há algumas insuficiências em termos da participação e acesso a esse tipo de iniciativas por parte de Cabo Verde”, afirma a Secretária de Estado do Ensino Superior.  

    Particularmente, em relação ao Horizonte Europa (antes Horizonte 2020), é do interesse do Governo cooperar com a UE para que se monte um mecanismo de incentivo e de fomento às CT&I, para que se possa tirar um maior proveito do mesmo e dos recursos e programas disponibilizados. A necessidade de se institucionalizar esse mecanismo é iminente e neste particular o Governo conta com o apoio da União Europeia.

    A representante da União Europeia em Cabo Verde, por seu lado, fez saber que no primeiro trimestre de 2022, poderá trazer um perito nesses domínios, precisamente para ajudar o país a melhor preparar-se para participar nesses programas, além de ajudar também na montagem de uma agenda específica de atuação para o país.

    Share