Notícias



    Secretária de Estado do Ensino Superior participa no lançamento do Repositório Científico da CPLP
    Generic placeholder image
  • 2021-12-02

    A Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, participou hoje, 02, via videoconferência, no lançamento do Repositório Científico da CPLP/ Portal de Acesso aberto da CPLP. O lançamento deste projeto objetiva implementar sistemas de pesquisa e de divulgação de conhecimento científico nos países membros da CPLP com vista a fortalecer as competências necessárias para o desenvolvimento de capacidades e competências dessa comunidade.

    Na ocasião, a Secretária de Estado do Ensino Superior adiantou que Cabo Verde encontra-se num momento importante de aposta e investimento no ensino superior, na ciência e na tecnologia para o fortalecimento das competências necessárias para o desenvolvimento do país.

    “É com este propósito que Cabo Verde participa neste evento de lançamento do projeto «Repositório Científico da CPLP/Portal de Acesso Aberto da CPLP», ciente da importância que reveste a implementação deste instrumento de divulgação do conhecimento científico produzido nos países membros”, sublinhou.

    Eurídice Monteiro avançou que Cabo Verde coloca-se à disposição da comunidade científica internacional, o portal Repositório Científico – Portal do Conhecimento, uma plataforma de registo e depósito nacional das produções científicas em/sobre Cabo Verde.

    A governante assegurou que a Agência Reguladora do Ensino Superior de Cabo Verde (ARES), entidade que reconhece os Graus e Diplomas adquiridos no estrangeiro e que recolhe o exemplar das Teses, Dissertações e Monografias, tem assumido essa incumbência de assegurar o registo e a progressiva disponibilização desse conhecimento produzido por cidadãos nacionais nas diversas instituições estrangeiras.

    Neste sentido, está- se a trabalhar com as instituições do ensino superior e demais instituições científicas existentes no país a depositarem os seus trabalhos e edições científicas neste portal, tanto para impulsionar uma maior preservação e divulgação além-fronteiras, como também para valorizar a imprescindível utilidade e maximização da divulgação científica produzido no país.

    De igual modo, vai-se proceder com as editoras nacionais, no sentido de depositarem exemplar das suas edições científicas para uma maior preservação e divulgação além-fronteiras.

    Share