Notícias



    Governo lança campanha oficial de vacinação de adolescentes contra Covid-19
    Generic placeholder image
  • 2021-12-20

    O Governo iniciou hoje, 16 de dezembro, a campanha de vacinação de adolescentes dos 12 aos 17 anos, em todo o país. A meta estabelecida pelo Governo com esta campanha é de vacinar cerca de 60.000 adolescentes nesta faixa etária até janeiro de 2022, com a vacina da Pfizer, cujo intervalo entre a primeira e segunda dose são de 21 dias. A nível das escolas, a meta é de vacinar 49 mil adolescentes e jovens nesta faixa etária, que estão no ensino básico e secundário.

    A cerimónia simbólica foi presidida em simultâneo na Praia, no Liceu Domingos Ramos pelo Primeiro-Ministro, em São Vicente, no Liceu Ludjero Lima pelo Presidente da República e em Santa Catarina, no Liceu Amílcar Cabral pelo Presidente da Assembleia Nacional, para mostrar que de facto a união de todos os cabo-verdianos e de todas as instituições a volta dessa campanha é extremamente útil e benéfica a todos.

    O Ministro da Educação que testemunhou o ato simbólico de vacinação em Santa Catarina, acompanhando o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, avançou que essa campanha abrange todas as escolas do país e espera-se uma adesão massiva dos alunos na faixa etária entre os 12 e 17 anos de idade. O governante apelou aos pais e encarregados de educação a facilitar o acesso aos adolescentes para aderirem a iniciativa.

    “O Governo de Cabo Verde tem feito um esforço enorme na mobilização de vacinas. Recebemos a pouco tempo cerca de 200 mil doses de vacinas para beneficiar os adolescentes do nosso país, e a participação nestas cerimónias simbólicas hoje, é, portanto, uma chamada de atenção para que todos adiram em massa a campanha de vacinação em todo o território nacional”, frisou o Ministro.

    Amadeu Cruz avançou que pode-se constatar que há uma adesão massiva dos pais autorizando os seus educandos à vacinação. “Os pais devem ajudar o ministério da saúde e o ministério da educação nesta campanha para que haja efetivamente uma maior aderência dos adolescentes nesta campanha”, sublinhou.

    O governante afirmou que os professores e funcionários do ministério da educação têm sido um exemplo no combate à covid-19, a semelhança dos funcionários e médicos do ministério da saúde. Os professores em particular, tem dado um grande empurrão neste sentido, e esperamos que em meados de janeiro possamos felicitar os professores e alunos por essa grande adesão a campanha de vacinação.

    Share