Notícias



    "Governo considera educação como um sector estratégico para o desenvolvimento do país" - Primeiro Ministro
    Generic placeholder image
  • 2022-10-03

    "O Governo continua a considerar a educação como um sector estratégico para o desenvolvimento do país, particularmente o Ensino Superior onde nos próximos tempos vai haver um forte investimento nas áreas da investigação, da ciência, para aumentarmos o nível da produção, quer da investigação aplicada, quer do conhecimento". A afirmação é do Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, na abertura do ano académcio da Universidade de Cabo Verde

    O Chefe do Governo adiantou que o trabalho que vem sendo feito, e continuará a ser nossa aposta, é garantir a sustentabilidade das instituições do Ensino Superior com qualidade, com a criação de um quadro de políticas públicas, em diálogo e comparticipação com as Instituições, as Universidades e os Institutos. Sabemos da situação de dificuldade que a maior parte vive e é preciso encontrar um quadro de solução. 

    A ação social escolar continuará a ser, também, a nossa aposta. Falo da ação social académica, das bolsas se estudos, das residências para os estudantes, proporcionando mais e melhores condições a todos, e possamos ter estudantes com maior inclusão no ensino superior.

    Em quarto lugar, estamos já num processo, como orientação estratégica muito clara, de fazer com que o Ensino Superior chegue ás ilhas, através da transformação digital, através de especializações, que possa aproveitar a vocação regional das ilhas.

    O polo universitário de Geociências e Vulcanologia da UNICV na ilha do Fogo está a ser preparado para ser implementado, o Instituto de Ciências Agrárias em S. Antão irá iniciar o seu funcionamento no presente ano letivo 22/23, e outras situações serão analisadas para podermos chegar lá onde há necessidade e procura de ensino superior. Não, necessariamente, com a criação e construção de mais universidades nas ilhas, mas levar o ensino superior através da transformação digital, com aulas presenciais e á distância e criar um mecanismo que depende agora da capacidade de implementação das universidades.

    Desejo sucessos e um bom ano académico a todos.

    Share