Notícias



    Ulisses Correia e Silva preside abertura das Olimpíadas do Desporto Escolar
    Generic placeholder image
  • 2023-03-27

    O Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, presidiu hoje, 27 de março, a abertura das Olimpíadas do Desporto Escolar 2023, uma iniciativa que reúne alunos de todas as ilhas do país, em diversas modalidades, movidos pelo espírito competitivo e de muita amizade.

    "É demonstrativa que valeu a pena reavivar e retomar o desporto escolar em um nível muito mais elevado", frisou o Primeiro Ministro.

    É o resultado de várias competições regionais, dando oportunidade a muitos jovens de partilhar experiências e momentos marcantes. Envolve também o espirito olímpico associado, com valores que isso carrega e transmite à nossa juventude.

    Enquanto Governo, estamos a apostar em infraestruturas desportivas. A melhoria tem sido substancial, e vamos continuar a aumentar a oferta, particularmente, a nível dos pavilhões desportivos.

    "Hoje, durante o evento, lancei o desafio de realizarmos os Jogos Escolares a nível da CPLP. Seriam as Olimpíadas da CPLP, um produto de várias competições dos países membros, e uma motivação adicional para os jovens da CPLP", adiantou o Chefe do Governo.

    As Olimpíadas do Desporto Escolar (ODE) 2023 surgem no âmbito do protocolo assinado entre o Ministério da Educação e o Instituto do Desporto e da Juventude, visando aumentar a participação dos alunos em atividades desportivas nas instituições de ensino, públicas e privadas, dos concelhos do país, e promover a ampla mobilização da população estudantil em torno do desporto.

    O evento valoriza a autonomia de cada aluno, a personalidade, a sua capacidade física e de relacionamento com o outro, com o grupo e com o meio envolvente, de forma a aumentar a sua autoestima, conhecimento e autonomia.

    Ao educar os adolescentes e jovens por meio da prática desportiva escolar estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e dos valores do desporto, estes direcionados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação, dentro do espírito de compreensão e tolerância mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play.

    Por intermédio das atividades desportivas, as crianças adolescentes e jovens constroem seus valores, conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.

    Trata-se de um momento importante para a comunidade escolar e desportiva, tendo em conta que representa uma mais valia para a educação física e mental no desenvolvimento e formação dos nossos alunos nas escolas do país.

    O Programa do Desporto Escolar complementa a educação integral, ao desenvolvimento harmónico da personalidade, à coesão nacional e intercâmbio juvenil, a obtenção de condições físicas e de saúde e a uma formação que possibilitem a prática continuada do desporto em idades posteriores.

    Share