2023-05-12
O Ministério da Educação assinou hoje, 12 de maio, um contrato-programa com a Câmara Municipal de Santa Cruz, para realização das obras de reabilitação da Escola Básica de Salinas – Santa Cruz.
O projeto é financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do fundo de Tesouro do Estado, no valor correspondente a 9.328.747$50 (nove milhões trezentos vinte e oito mil setecentos quarenta e sete escudos e cinquenta centavos), enquadrado no Projeto Construção, Ampliação e Remodelação de Infraestruturas Educativas.
Igualmente, foi celebrado o auto de cedência de terreno para construção do futuro Liceu de Santa Cruz, na cidade de Pedra Badejo. O terreno foi cedido pela Câmara Municipal de Santa Cruz ao Ministério da Educação. O ato de assinatura aconteceu no Conselho Alargado do Ministério da Educação que decorreu durante o dia de hoje no Concelho de Santa Cruz.
O Governo, através do Ministério da Educação, está a trabalhar no processo de mobilização de financiamentos da Cooperação Internacional visando a implementação do Plano Nacional de Construção e Modernização de Infraestruturas Educativas para o horizonte 2022-2026, integrado no PEDS II e no Plano Estratégico da Educação e do Ensino Superior (PEES), perspetivando-se a construção de escolas secundárias e básicas, bem como novos polos universitários, para acompanhar as tendências de incremento do número de alunos decorrente das dinâmicas demográficas e das perspetivas de desenvolvimento das cidades e das ilhas.
De realçar que, em matéria de construção, modernização e adequação das infraestruturas educativas, o Governo realizou, de 2016 a 2022, projetos de construção e reabilitação contemplando mais de 350 escolas básicas e secundárias, num investimento realizado superior a 1,5 milhões de contos, sem incluir o Campus da Uni-CV na Cidade da Praia, que custou cerca de 5,6 milhões de contos.
No quadro da preparação do próximo ano letivo continuaremos a intervir na melhoria das infraestruturas educativas, em quase todos os concelhos do país, esperando beneficiar mais 50 escolas, além da conclusão do Novo Liceu da Várzea, na cidade da Praia, e do início da construção do Complexo Educativo de Chã de Matias na ilha do Sal.