Notícias



    Ministério da Educação realiza reunião com o Grupo Local de Parceiros da Educação (LEG
    Generic placeholder image
  • 2023-10-16

    O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, presidiu hoje, 16 de outubro, a abertura da reunião com o Grupo Local de Parceiros da Educação (LEG).

    A reunião serviu para fazer a socialização do Plano Estratégico da Educação 2022-2026, bem como para debater o Pacto de Parceria GPE visando melhorar a inclusão e qualidade das aprendizagens da Educação Pré-escolar.

    O pacto de parceria está no centro do desenvolvimento da missão do GPE de mobilizar parcerias e investimentos para transformar os sistemas educativos nos países parceiros, sem deixar ninguém para trás. Este pacto de parceria é uma declaração que estabelece como um país parceiro pretende trabalhar em conjunto com os parceiros de desenvolvimento em torno de uma reforma prioritária que tem o potencial de catalisar a mudança do sistema.

    Na ocasião, o Ministro felicitou todos os parceiros pelo excelente contributo que deram até agora na implementação das diversas medidas e politicas no desenvolvimento da educação em Cabo Verde, reiterando que o Governo continuará a contar com apoio desses parceiros estratégicos para o desenvolvimento do sistema educativo cabo-verdiano.

    O governante destacou que o Governo está a mobilizar convergências nacionais no sentido de assegurar uma Educação Pré-Escolar universal e tendencialmente obrigatória, preparando as crianças para o ingresso no Ensino Básico.

    Relativamente à candidatura aos fundos da Parceria Global da Educação (GPE), o Ministro da Educação avançou que a consolidação do Ensino Pré-escolar é a prioridade número um, numa perspetiva de universalização, por um lado, para reduzir as assimetrias de acesso, as disparidades entre o meio urbano e o meio rural, e por outro, impulsionar a obrigatoriedade, de modo a combater as assimetrias sociais e a pobreza, bem como elevar a qualidade de vida das famílias.

    “Medidas de política de consolidação institucional e educativa deste subsistema do ensino estão a ser desenhadas, num quadro de inclusão e de qualificação, tendo sido já assumido como prioridade da candidatura ao Fundo Global para a Educação, que estamos a preparar com o apoio dos parceiros”, frisou.

    Share