Notícias



    GPE aprova acesso de Cabo Verde ao financiamento de 5 milhões de dólares
    Generic placeholder image
  • 2023-12-14

    A Parceria Global para a Educação (GPE) aprovou o acesso de Cabo Verde à alocação indicativa para o financiamento da transformação do sistema, no montante de 5 000 000 dólares americanos. O Conselho de Administração da GPE aprovou, igualmente, os parâmetros estratégicos do financiamento da GPE para Cabo Verde.

    O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação, submeteu a candidatura aos fundos da Parceria Global da Educação, tendo como prioridade número um a reforma do Ensino Pré-escolar, numa perspetiva de universalização, por um lado, para reduzir as assimetrias de acesso, as disparidades entre o meio urbano e o meio rural, e por outro, impulsionar a obrigatoriedade, de modo a combater as assimetrias sociais e a pobreza, bem como elevar a qualidade de vida das famílias.

    Considerando que a melhoria substancial da qualidade das aprendizagens na Educação Pré-escolar influenciam o desempenho das crianças no 1º ciclo de escolarização básica (1º ao 4º ano), adotou-se como projeto prioritário: “Melhorar a inclusão e qualidade das aprendizagens da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do EBO”.

    O objetivo da reforma prioritária é garantir a universalização do acesso à Educação Pré-escolar, a inclusão e qualidade das aprendizagens das crianças à entrada do Ensino Básico Obrigatório (EBO) e no decurso da sua trajetória no 1º ciclo do Ensino Básico Obrigatório (EBO). De uma forma mais específica, com a reforma prioritária pretende-se:

    🟢assegurar a universalização do acesso equitativo ao pré-escolar, reduzindo as assimetrias regionais;

    🟢fortalecer a gestão dos jardins de infância e a governação do subsistema da Educação Pré-escolar;

    🟢adequar a qualificação dos profissionais do PE para responder às exigências de qualidade deste subsistema;

    🟢elevar a qualidade das aprendizagens fundamentais (Língua Portuguesa e Matemática) no 1º ciclo através de inovações e eficácia na operacionalização do currículo e nos respetivos recursos didáticos-pedagógicos.

    O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação, vem adotando um conjunto de medidas de políticas educativas, com vista a garantir que o sistema educativo assegure uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, capaz de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

    Share