2023-12-14
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, acompanhado da Ministra das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, visitou na tarde desta quinta-feira, 14 de dezembro, a obra de construção do novo Liceu da Várzea, cidade da Praia.
Os governantes constataram que a obra de construção do novo liceu está bastante avançada, apesar de alguns atrasos, normal em empreitadas desta magnitude, com fundações especiais e alto padrão de qualidade de construção, nesta que será a infraestrutura escolar mais moderna do país, com várias valências.
As obras de construção estão a decorrer num ritmo acelerado, após um trabalho especializado executado nas fundações, cumprindo as normas e os requisitos que se requer para um edifício desta magnitude e numa área em que as características geológicas exigiram fundações especiais.
Fruto de uma parceria com os EUA, o novo Liceu da Várzea está dividido em três pisos, com 14 salas de aulas e capacidade de acolher 36 alunos/sala. Deste modo, está distribuído da seguinte forma: Piso 0 destinado as funcionalidades ligadas ao atendimento e entretenimento, nomeadamente: área de lazer com bancos e área verde, secretaria e reprografia, área de atividade física, cantina e anfiteatro. O Piso 1 conta com a ala administrativa, sala de exposição e biblioteca, e, por ultimo, o Piso 2 conta com 14 (catorze) salas de aulas, com capacidade para 36 alunos/sala.
A construção do novo Liceu da Várzea enquadra-se no Plano Nacional de Construção, Modernização e Reabilitação das Infraestruturas Educativas do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação, sendo que o processo de execução e gestão da empreitada é da Infraestruturas de Cabo Verde, tutelada pelo Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH).