Notícias



    Ministério da Educação quer estabelecer linhas de cooperação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Generic placeholder image
  • 2024-03-18

    O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, recebeu hoje, 18 de março, em visita de cortesia, uma comitiva da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), liderada pelo seu Reitor, o Prof. Doutor Emídio Gomes. A visita serviu para estabelecer e fortalecer as linhas de cooperação acadêmica entre a UTAD e as Instituições de Ensino Superior em Cabo Verde, particularmente a Uni-CV.

    Durante o encontro foram abordadas as linhas de cooperação académica nas áreas onde a UTAD é uma referência, designadamente em ciências agrárias e veterinária, ciências do desporto, ciências da engenharia, da saúde e da agroalimentar.

    O Ministro da Educação mostrou a total disponibilidade do Governo de Cabo Verde em reforçar a cooperação histórica e sólida com Portugal na formação de quadros cabo-verdianos. O governante manifestou o interesse em reforçar a cooperação com a UTAD na formação de professores, mobilidade académica entre estudantes e docentes, reforço na investigação aplicada, assistência técnica para o corpo docente nas áreas da ciência do desporto e saúde.

    Igualmente, foi abordado o desenvolvimento da cooperação de determinadas áreas de conhecimento e formação em ciências agrárias, veterinária e vinicultura, para "podermos oferecer Cabo Verde quadros nestas áreas para que o desenvolvimento seja sustentável, como fator de qualificação, propiciando a melhoria da produtividade e conectividade da economia cabo-verdiana no setor primário", frisou Amadeu Cruz.

    Importa frisar que a UTAD, historicamente, recebe um grande contingente de estudantes cabo-verdianos e esta visita a Cabo Verde visa fortalecer a parceria com a Uni-CV para promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e docentes.

    Share