2025-07-06
O Grão-Duque do Luxemburgo, Henri Albert Gabriel Félix Marie Guillaume, realizou neste domingo, dia 6, uma visita à Escola do Ensino Básico "13 de Janeiro", localizada no Palmarejo, na cidade da Praia.
Esta visita está integrada na deslocação de uma delegação de Alto Nível do Grão-Ducado do Luxemburgo a Cabo Verde, por ocasião das comemorações do 50º Aniversário da Independência Nacional.
A delegação, composta por Sua Alteza Real o Grão-Duque Henri do Luxemburgo, o Presidente da Câmara dos Deputados (Assembleia) do Luxemburgo e o Primeiro-Ministro do Luxemburgo, aproveitou a ocasião para inaugurar as obras de reabilitação das casas-de-banho e a cozinha deste estabelecimento de ensino.
Na ocasião, o Ministro de Educação, Amadeu Cruz, realçou-se o forte e duradouro simbolismo da cooperação entre Luxemburgo e Cabo Verde.
“A presença do Grão-Duque nesta instituição de ensino sublinhou, uma vez mais, o compromisso do Luxemburgo com o desenvolvimento da educação no arquipélago. A parceria entre os dois países tem sido fundamental para a melhoria das condições de aprendizagem e de vida nas escolas cabo-verdianas. Um dos pontos altos desta cooperação reside no apoio à remodelação e construção de casas de banho e cozinhas em mais de 50 escolas básicas em quase todos os concelhos do país. Esta iniciativa não só melhora a higiene e as condições sanitárias dos alunos, como também proporciona espaços mais adequados para a preparação de refeições escolares, essenciais para o bem-estar dos estudantes”, avançou o titular da pasta da educação.
O Grão-Ducado do Luxemburgo tem demonstrado uma solidariedade notável em momentos críticos. Foi o caso do apoio extraordinário para o reforço da alimentação escolar, crucial na sequência da crise provocada pela COVID-19, garantindo que milhares de crianças continuassem a ter acesso a refeições nutritivas.
“Mais recentemente, o investimento na educação tecnológica tem sido evidente através da dotação de novos equipamentos para os laboratórios tecnológicos das escolas secundárias, preparando os jovens cabo-verdianos para os desafios do futuro e para o mercado de trabalho”.
A visita do Grão-Duque Henri à Escola "13 de Janeiro" serviu, portanto, como um poderoso testemunho da amizade e da colaboração frutífera que tem impulsionado o progresso educacional em Cabo Verde, deixando um legado de esperança e oportunidades para as futuras gerações.