O país está a participar no VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental da CPLP e Galiza, que decorre de 21 a 25 do corrente, em Manaus (Brasil). A representação nacional está a cargo da Diretora do Serviço de Gestão Pedagógica, Avaliação e Inclusão Educativa do Ministério da Educação, Maria Helena Andrade.
Esta participação vem no seguimento do trabalho desenvolvido e acompanhamento das ações da ASPEA e REDELUSO.
O Congresso tem como tema "Educação Ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver".
"A presença do Ministério da Educação contribuirá significativamente para o fortalecimento da rede colaborativa de Educação Ambiental nos países participantes", lê-se numa nota da Direção do Serviço de Gestão Pedagógica, Avaliação e Inclusão Educativa do Ministério da Educação.
No arranque do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental da CPLP e Galiza, Maria Helena Andrade, juntamente com altas autoridades de Angola, Timor, Portugal, Brasil e Moçambique, participou num dos painéis do Congresso, onde fez um breve historial da Educação Ambiental em Cabo Verde, realçando os progressos e as boas práticas, bem como a legislação recentemente publicada sobre a proibição do uso do plástico, a parceria com o programa Ação Climática e com a Direção Nacional do Ambiente (DNA).
C/ RTE