Ministro efetua visita de acompanhamento e reforço das relações institucionais em Ribeira Brava
thumb

2025-10-16

Partilhar

 

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, cumpriu, esta quinta-feira (16), uma visita de acompanhamento e de reforço das relações institucionais à ilha de São Nicolau, com especial foco no concelho da Ribeira Brava. A agenda do Ministro incluiu encontros com professores, o Presidente da Câmara Municipal e estudantes, reafirmando o compromisso do Governo com a melhoria do sistema educativo e a valorização da classe docente.

Logo à chegada à ilha de São Nicolau, no dia anterior, o Ministro Amadeu Cruz fez questão de receber um grupo de professores em audiência, uma iniciativa que sublinha a prioridade dada à classe.

"Trata-se de uma visita de acompanhamento, mas também de reforço das relações institucionais. Tivemos oportunidade já de receber alguns professores em audiência, logo no início da visita, porque nós queremos dispensar atenção aos nossos professores," afirmou Amadeu Cruz.

O titular da pasta da educação destacou os esforços do Governo na valorização da carreira docente, reforçando que o atual Governo é o que mais já fez pelos professores até agora e que continuará sempre disponível para trabalhar com os professores e resolver os problemas que possam ter.

O Ministro referiu-se especificamente à necessidade de esclarecimentos sobre a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Função Pública (PCFR) e a formação contínua, enfatizando que "sem professores não há ensino de qualidade. Então, temos que apostar seriamente, continuar a apostar seriamente na qualificação dos professores, valorização salarial, valorização das carreiras e criação de condições para que tenham uma qualificação cada vez melhor para servir os nossos alunos."

Do encontro com o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Nilton Monteiro, foram abordadas diversas questões, incluindo a manutenção das infraestruturas e o transporte escolar. O Ministro elogiou os resultados educativos do concelho, destacando a prevalência dos melhores indicadores na Ribeira Brava, em termos de resultados educativos.

“No ano letivo transato, os alunos da Ribeira Brava tiveram aproveitamento sempre acima do 80% e nós estamos satisfeitos com isto, mas é preciso continuar a melhorar”, sustentou.

Uma das informações avançadas pelo Ministro foi a retoma das obras no Liceu da Ribeira Brava. "Devo anunciar que vamos retomar as obras de construção das salas, designadamente laboratórios, da escola do liceu da Ribeira Brava," disse, reconhecendo um atraso, mas garantindo que o contrato já foi celebrado e a primeira transferência de verbas efetuada para o arranque imediato.

A visita incluiu também um momento de escuta ativa com os alunos da Escola Secundária local, que, segundo o Ministro, colocaram questões "pertinentes", como o défice de acesso à internet, a necessidade de mais laboratórios e a melhoria das infraestruturas.

A agenda de trabalhos no Concelho da Ribeira Brava, incluiu visitas às escolas de Cachaço, Estância de Brás e Juncalinho, para constatar a reabilitação e o apetrechamento das infraestruturas escolares.

Amadeu Cruz endereçou uma mensagem de otimismo e continuidade, sublinhando que o futuro de Cabo Verde passa pela educação: "Temos de continuar juntos a construir os fatores da consolidação do sistema educativo cabo-verdiano, é com os professores, é com os pais e encarregados de educação e com os próprios alunos, que temos juntos de continuar a construir a confiança partilhada, com resiliência, mas com esperança no futuro. A esperança pertence aos jovens e sem educação não há esperança e não há perspetivas positivas para a juventude cabo-verdiana”, concluiu.

No segundo dia da visita oficial á ilha de São Nicolau, o Ministro da Educação vai estar no Município do Tarrafal.