Ministro da Educação preside Cerimónia do 19º aniversário do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais
thumb

2025-10-20

Partilhar

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, presidiu, nesta segunda-feira (20), a cerimónia que assinala o 19º aniversário do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS). No ato, enalteceu o contributo da instituição e reafirmou o compromisso do Governo com o alinhamento do Ensino Superior de Cabo Verde com os padrões internacionais.

Na sua intervenção, o Ministro felicitou a equipa do ISCJS, liderada pela Dra. Yara Miranda, pelo "papel notável na formação de profissionais" nas áreas do Direito, Administração Pública, Criminologia e Segurança Pública, Relações Internacionais e Diplomacia. O governante destacou, em particular, o trabalho desenvolvido no domínio da cooperação institucional e dos programas de mobilidade académica, como o Erasmus+ e o Jean Monnet.

Compromisso com a Justiça Social e Padrões da OCDE

O titular da pasta da educação salientou que, desde 2016, o Governo assumiu como prioridade a aceleração da convergência do sistema educativo cabo-verdiano com os padrões dos países da OCDE, colocando o Ensino Superior e a investigação científica no topo da pirâmide educativa nacional. A reforma em curso visa, por um lado, alcançar os padrões internacionais e, por outro, formar quadros qualificados para sustentar o sistema reformado.

A visão do Governo é "clara e inequívoca: alinhar o Ensino Superior nacional com as melhores práticas internacionais", através de uma regulação eficaz, garantia da qualidade e internacionalização.

Resultados Concretos e Prioridades Estratégicas

O Ministro da Educação apresentou um balanço das medidas implementadas, sublinhando os resultados alcançados no domínio da ação social universitária e do financiamento, nomeadamente Bolsas de Estudo, Apoio a Dívidas, Infraestruturas e Indicadores (a taxa de ingresso no Ensino Superior aumentou 23%, igualando a da África do Sul)

Entre as prioridades estratégicas, o governante destacou o aproveitamento dos recursos da diáspora cabo-verdiana através da transferência de conhecimento e o investimento contínuo na formação avançada de docentes e investigadores residentes.

Financiamento e Desafios Futuros

Defendendo que o Ensino Superior deve assentar numa responsabilidade partilhada, o Ministro propôs um modelo de financiamento que combine "propinas moderadas e diferenciadas" e "bolsas sociais e de mérito, fortemente direcionadas".

O Governo está empenhado em implementar uma educação de excelência, focada na formação de cidadãos cosmopolitas e no reforço de centros de investigação ligados a setores aceleradores do desenvolvimento, como o mar, o turismo e as tecnologias.

Apesar dos desafios colocados pela descontinuidade territorial, pela sustentabilidade das instituições e pelo impacto de eventos como a Tempestade Erin, o Ministro apelou ao ISCJS para que continue a trilhar o caminho da "Resiliência e Confiança para uma Educação de Qualidade", que é o lema do Ministério.

Aos novos estudantes, professores e técnicos administrativos do ISCJS, o Ministro dirigiu uma palavra de incentivo, reconhecendo o seu papel "insubstituível" na construção da excelência académica e no progresso de Cabo Verde.