"Estamos a Cumprir" - Ministro da Educação
thumb

2025-11-07

Partilhar

O Governo está a cumprir os grandes objetivos propostos para a ilha da Boa Vista no mandato que se encontra na reta final. A informação foi avançada pelo Ministro da Educação, Amadeu Cruz, esta sexta-feira (7), após uma avaliação do trabalho desenvolvido nos últimos anos na ilha.

Em jeito de balanço, o titular da pasta da Educação apontou as melhorias significativas nos resultados educativos, a conclusão da reforma do ensino e o reforço da confiança na comunidade escolar.

“Estamos a cumprir aqui na ilha da Boa Vista. Cumprimos com a reforma educativa, que foi concluída com sucesso. Cumprimos também no que concerne à organização do ano letivo, cujo arranque ocorreu dentro da normalidade e com a estabilidade necessária para o funcionamento das escolas. Cumprimos em matéria de ação social escolar e estamos a reforçar o transporte escolar”, avançou o Ministro.

O impacto positivo da reforma estende-se aos professores, que se encontram "mais motivados" e usufruem de melhores salários, com a regularização das pendências existentes. Na área das infraestruturas educativas, foi assegurado um parque escolar minimamente em condições, com a qualidade das instalações a superar a média nacional.

O Ministro fez questão de sublinhar o compromisso do Governo não só com os alunos e a qualidade do ensino, mas também com o pessoal que trabalha no sistema. Destacou a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCFR) dos professores e o processo de regularização dos vínculos do pessoal operacional.

"Isto demonstra que atingimos os grandes objetivos que tínhamos no início do mandato," afirmou o responsável pela pasta da Educação.

Embora o balanço seja positivo, o Ministro apontou áreas que merecem atenção contínua, nomeadamente o transporte escolar. “A meta é continuar a melhorá-lo, em articulação contínua com a Câmara Municipal, de forma a atender às necessidades específicas dos alunos que residem em zonas mais distantes, em particular no norte da ilha”, referiu.

Reconhecendo o crescimento económico e a dinâmica populacional da Boa Vista, que tem atraído cabo-verdianos e migrantes, o Governo procurou acompanhar o aumento da procura educativa através do reforço das infraestruturas.

Ainda em termos de planeamento, o Ministro garantiu que a questão da expansão do ensino secundário está equacionada.

"Se o crescimento da demanda por serviços educativos o justificar, teremos de dar a devida resposta ao nível do liceu, seja ampliando o liceu de Sal-Rei ou perspetivando a construção de um novo liceu," concluiu.

Estas informações foram avançadas após três dias de visita às instituições de ensino na ilha da Boa Vista para fazer o acompanhamento do novo ano letivo 2025/2026. Neste último dia, o Ministro da Educação reuniu-se com os dirigentes educativos da ilha na Escola Secundária da Boa Vista e efetuou mais duas visitas, desta feita à Escola Básica Mercedes Spencer e à Escola Básica de Estância de Baixo.