“Resultados educativos no Sal são extraordinários” – Ministro da Educação
thumb

2025-11-19

Partilhar

Os resultados educativos do ano letivo transato na ilha do Sal são extraordinários, refletindo-se na quase inexistência de abandono escolar e no aproveitamento escolar acima da média.

A informação foi avançada pelo ministro da Educação, Amadeu Cruz, esta quarta-feira (19), no âmbito da visita oficial à ilha do Sal.

“O ano letivo está a decorrer dentro da normalidade aqui na ilha do Sal, e os resultados educativos do ano transato são extraordinários. Temos o abandono escolar quase zero e notas de aproveitamento escolar também acima da média”, avançou o Ministro da Educação, Amadeu Cruz.

Segundo este governante, no presente ano letivo a ilha do Sal registou avanços notórios, evidenciadas na qualidade das infraestruturas, na motivação dos professores, no funcionamento do sistema de ação social escolar e o transporte escolar, apoiados pela Câmara Municipal local.

Ainda assim, Cruz, elencou desafios a nível da consolidação do pré-escolar e a construção do polo da Universidade Técnica do Atlântico. “As obras estão a avançar. Visitámo-las ontem e esperamos tê-las concluídas brevemente, de modo a que os alunos do ensino superior possam começar a funcionar nas novas instalações. Esperamos que, no mês de março, os alunos do ensino superior possam frequentar aulas num novo edifício no centro da cidade, o que dignificará a ilha do Sal”, acrescentou.

Em termos de política públicas o Ministro da Educação garantiu que o Governo está a cumprir as suas promessas em relação a ilha, estando a ter resultados positivos. Os resultados, segundo este governante, criam a confiança entre o sistema educativo, os professores, pais e alunos. “É esta confiança que transmite igualmente a expetativa positiva para o futuro e uma nova esperança para continuarmos juntos a servir a educação”.

O Ministério da Educação tem procurado estabilizar o corpo docente na ilha do Sal, condição fundamental para o Sal, Boa Vista e Fogo, onde se registam mais dificuldades em ter professores originários dos concelhos para lecionarem.

Em relação aos novos professores, prevalece um grande desafio e o Ministério da Educação reconhece a necessidade da continuidade de se fazer esforços para reduzir o tempo de atraso no pagamento dos seus salários. “Estamos a trabalhar para garantir o pagamento dos novos professores o mais rapidamente possível; o processo está em processamento administrativo e esperamos pagar”.

Amadeu Cruz sublinhou o seu empenho na estabilização e valorização da carreira docente, destacando os esforços realizados para criar melhores condições de trabalho e salariais para os professores. A principal medida concretizada foi a implementação do PCFR, acompanhada do pagamento dos novos salários e dos retroativos de forma generalizada. Apesar de reconhecer a possibilidade de "algum atraso no pagamento de outros retroativos", a tutela garante estar a desenvolver todos os esforços para assegurar a plena estabilidade dos professores, reiterando que estes têm hoje "melhores condições salariais" e estão mais motivados. Segundo o governante, este trabalho visa garantir uma carreira dignificada e financeiramente valorizada, reforçando a confiança da classe no setor.

O Ministro da Educação reforçou que o atual momento de confiança e motivação é fruto da resolução de desafios de longa data. Assegurou a resolução das pendências que se acumulavam desde 2008, um feito que considera crucial para a atual relação com os docentes. Com a implementação bem-sucedida do novo PCFR e da nova tabela remuneratória dos professores, o Ministério projeta um futuro promissor.

A mensagem é de união e continuidade: "Juntos, vamos continuar com este espírito positivo de resultados que todos nós conseguimos, para construir novas alavancas e nova esperança para a educação de qualidade em Cabo Verde." O foco mantém-se no aprofundamento das conquistas para elevar o padrão educativo nacional.

O Ministro da Educação encontra-se desde terça-feira no Sal para uma visita oficial de três dias. Logo à chegada o Ministro efetuou uma visita técnica às futuras instalações da UTA. Na manhã desta quarta-feira, Amadeu Cruz efetuou visitas à Escola Kim Barbosa e ao Complexo Educativo de Chã de Matias. Esta visita fica igualmente marcada pelo encontro com o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, e pela realização de audiências com professores.