Ministro da Educação reúne-se com equipa da Delegação do Sal
thumb

2025-11-19

Partilhar

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, reuniu-se, esta quarta-feira (19), com a equipa da Delegação do Sal, para traçar um balanço dos progressos alcançados na ilha e discutir os desafios futuros.

Neste encontro o Ministro destacou o papel da ilha do Sal como referência no sistema educativo nacional. “Sempre que é necessário apresentar ganhos e progressos em certas áreas, o Sal surge na vanguarda”, disse Amadeu Cruz.

Como prova deste desempenho excecional, o Ministro mencionou a organização em 2024 das Olimpíadas do Desporto Escolar (ODE) no Sal, considerada a melhor edição de sempre. “Este feito reflete os avanços não só da ilha, mas também do sistema educativo cabo-verdiano como um todo”, acrescentou.

 Amadeu Cruz sublinhou que, desde 2016 o sistema educativo na ilha tem registado uma evolução positiva, nomeadamente através da melhoria dos rácios de alunos por sala.

“Reconhecendo a grande pressão demográfica imposta pelo crescimento do setor turístico – que atrai mão de obra e, consequentemente, mais crianças para a rede escolar – foram realizados investimentos em infraestruturas para dar resposta a esta procura. Estes investimentos incluíram a construção de novas salas e a retoma das obras da Escola Kim Barbosa”, avançou.

O governante acrescentou ainda que apesar da necessidade de melhoria contínua, muito foi feito, e os resultados são visíveis no aproveitamento escolar e na taxa de abandono escolar, que melhoraram consideravelmente na ilha.

Apesar dos progressos, o Ministro da Educação apontou um desafio específico que requer atenção imediata: o desempenho dos alunos no 12.º ano. “As notas deste nível de ensino na ilha do Sal encontram-se abaixo da média nacional”.

O ME classificou esta situação como um desvio, uma vez que, a nível nacional, o 12.º ano é tipicamente onde se regista o maior aproveitamento. Assim, o Ministério considera crucial avaliar a situação local para compreender as causas desse desfasamento e implementar as correções necessárias.

Este encontro entre o Ministro da Educação e a equipa da Delegação local está inserido no Programa da visita oficial do governante a ilha do Sal entre os dias 18 e 20 deste mês.