Notícias



    Mensagem do Ministro da Educação em saudação ao Dia do Professor Cabo-verdiano
    Generic placeholder image
  • 2021-04-23

    Estimados professores e estimadas professoras

    Uma vez mais comemora-se o Dia do Professor Cabo-verdiano, em que a nação cabo-verdiana homenageia esta classe de profissionais que sempre esteve na linha da frente no processo de edificação e desenvolvimento de Cabo Verde.

    A comemoração do Dia do Professor Cabo-verdiano inscrita no calendário dos grandes eventos nacionais, com todo o seu simbolismo e significado, traduz-se, de forma evidente, num justo reconhecimento a todos os professores e professoras, pelo zelo e dedicação à nobre função de educar e ensinar gerações, sempre com o abnegado espírito de missão, ao serviço da formação e da valorização do capital humano cabo-verdiano.

    O Ministério da Educação reconhece e enaltece o papel do professor enquanto ator chave no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de Cabo Verde, traduzido em ganhos incomensuráveis, ao nível dos resultados das aprendizagens e da gestão dos recursos, todos virados para responder aos desafios do setor, de forma integrada e inclusiva, e visando favorecer a coesão social e territorial, em linha com as perspetivas de desenvolvimento do país.

    Neste presente contexto, de pandemia global e de emergência sanitária, vivido desde março de 2020, o sistema educativo tem assumido o papel central na implementação das medidas de contenção e de combate à propagação da COVID-19 nas escolas e nas comunidades. Os professores têm sido os principais promotores das boas práticas de higiene pessoal e comunitária, bem como do uso dos equipamentos de proteção individual e das restrições no contacto físico entre alunos no ambiente escolar. Merecem todo o louvor pelo heroísmo que têm demonstrado.

    Este é o momento de celebrarmos esta data importante da classe docente, mas também para refletirmos sobre os ganhos em termos de melhoria das condições laborais, resolução dos pendentes, garantindo assim os direitos da classe.

    A consolidação dos resultados até agora conseguidos e a realização dos objetivos preconizados têm subjacente o papel central do professor enquanto fator-chave do sucesso do processo de ensino-aprendizagem e da elevação da qualidade do sistema, pelo que o Governo vai continuar a resolver as pendências, ainda prevalecentes, estabelecer a concertação estratégica com os sindicatos, com base no diálogo franco e sincero, tendo em vista revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente, após estabilização e normalização da gestão das carreiras dos professores, e implementar o Sistema Nacional de Formação de Professores, de modo a valorizar e dignificar ainda mais os professores e propiciar condições de motivação e de competência para o exercício da sua função central na formação das novas gerações.

    O Ministério da Educação deseja a todos os professores e professoras um feliz dia e juntos continuaremos a trabalhar para a consolidação dos ganhos do setor educativo e encarar de frente novos desafios com entusiasmo e vontade de vencer.

    Um bem-haja!

    Com elevada estima e consideração,

    Amadeu Cruz, Ministro da Educação

    Share