Notícias



    Ministro da Educação reúne com SINDEP para fazer o balanço da governação
    Generic placeholder image
  • 2021-04-07

    O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, recebeu hoje, 07, os representantes do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), para partilhar os resultados da governação no setor da educação, particularmente na gestão dos recursos humanos.

    No encontro, promovido pelo Ministério da Educação, foram apresentados os dados da resolução de pendências e a situação laboral dos docentes, nomeadamente o esforço consentido do Governo que, ao longo dos últimos 5 anos, resolveu a larga maioria dos pendentes herdados desde 2008, designadamente reclassificações, progressões, atribuição de subsídios por não redução da carga horária e nomeação definitiva no quadro do ME, beneficiando mais de 6.000 professores, num incremento orçamental de cerca de 800 mil contos.

    O SINDEP congratulou com a iniciativa do Governo em procurar soluções convergentes para resolver as pendências dos docentes ao longo deste mandato, mostrando a total abertura e disponibilidade em continuar a dialogar em prol da classe docente.

    Por seu turno, o Ministro da Educação garantiu que o Governo da IX Legislatura cumpriu com os compromissos assumidos com a classe docente, trabalhando na construção de novas convergências com todos os sindicatos que representam os professores, através de diálogos e com a integração de novas abordagens que visam garantir os direitos adquiridos e valorizar a carreira dos professores cabo-verdianos.

    Ciente de que ainda prevalecem algumas pendências por resolver, Amadeu Cruz reiterou a disponibilidade do Governo em continuar o diálogo franco e aberto com todos os professores e sindicatos, para regularizar a gestão da carreira dos professores.

    Por fim, o governante agradeceu os dirigentes do SINDEP pela abertura ao diálogo e pela colaboração demonstrada ao longo do mandato na resolução dos pendentes dos professores.

    De referir que amanhã, 08 de abril, o Ministro reunirá com os representantes do Siprofis e SINDPROF.

    Share