Notícias



    Amadeu Cruz reassume a função de Ministro da Educação
    Generic placeholder image
  • 2021-05-20

    Amadeu Cruz reassume a função de Ministro da Educação, após a cerimónia de tomada de posse do VIII Governo Constitucional da II República, liderado pelo Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva.

    O Ministro da Educação enalteceu e agradeceu o trabalho desenvolvido até agora e que o executivo vai continuar a servir com zelo, competência e cumplicidade profissional. Amadeu Cruz avançou que reassume a pasta da educação com humildade e com o mesmo espírito de equipa, agora reforçada com a Secretária de Estado.

    “Reassumo estas nobres funções com o mesmo sentimento e motivação, com sentido de missão, para servir sempre o nosso país com humanismo, humildade e responsabilidade, e com a motivação de continuar a trabalhar em diálogo com toda comunidade e agentes educativos na consolidação do nosso sistema de ensino, da base ao topo, do pré-escolar, ensino básico, secundário e superior, assente nos princípios da qualidade, da inclusão e da resiliência”, enfatizou o Ministro.

    O governante destacou a confiança dos professores, dirigentes e demais funcionários das instituições de ensino, reiterando que o Ministério da Educação é um Ministério dos professores e que enquanto Ministro fará de tudo, em diálogo e concertação com os sindicatos, no sentido de eliminar e ultrapassar as distorções nas carreiras que ainda prevalecem.

    De igual modo, saudou os alunos, crianças e adolescentes do pré-escolar ao secundário, e os jovens universitários, garantindo que todos ocupam a centralidade das atividades do Governo, pois o futuro de prosperidade sustentável da nossa Nação depende da qualidade do capital humano.

    O Governo vai continuar a trabalhar para criar as condições para a normalização das atividades letivas e académicas pós-pandemia da COVID-19 e reduzir as assimetrias sociais e regionais que ainda afetam o acesso e a permanência dos alunos e, muito particularmente, os estudantes universitários, garantiu o titular da pasta da educação.

    Ainda saudou os líderes e demais agentes das instituições de ensino superior e de investigação, nomeadamente reitores e presidentes, manifestando a todos o compromisso de diálogo e determinação no sentido de continuar a implementação de medidas de política, visando a consolidação do sistema de ensino superior e da ciência, para servir de alavanca do desenvolvimento sustentável e inclusivo do nosso país.

    Aproveitou para dar as boas-vindas à nova Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, augurando que tenha muitas felicidades e sucessos no exercício das suas funções.

    Share